Temos mesmo liberdade? - Banco de redações


Espionagem

Enviada em: 14/10/2013

Status:

Corrigida
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             Em pleno século XXI,vivemos em um mundo onde já foi palco de várias guerras e conflitos,em meio a tanta tecnologia,a espionagem em outros países se tornou um meio de “segurança” para proteger os interesses de uma nação,e também [sem vírgula] um meio de discussão sobre a questão da liberdade das pessoas.

              Em meio a tantos conflitos atualmente envolvendo potências,talvez seja natural algo como “espionagem”, para defender uma nação de um possível ataque,mas não ao ponto de inteferir na liberdade e vida privada de um país,como o Brasil,controlando e-mails e redes de telefones,até da presidente Dilma Roussef,principal alvo da agência NSA.Claro que os Estados Unidos aproveitou a legislação brasileira,que não tem nenhuma lei que mantenha a privacidade dos brasileiros na rede,para assim usufluir do controle de contas,e-mails,entre outras coisas.

              Embora que a espionagem seja um meio de “segurança” utilizado pelos Estados Unidos em todo o mundo –mas principalmente no Brasil— não se deve violar a soberania,a integridade de um país e a vida das pessoas em prol do combate de grupos terroristas—resposta dada pelos Estados Unidos ao Brasil e outros países—que ameaçam os Estados Unidos.Sabe-se que o caso da espionagem vem de longa data,o que é mais preocupante,é o Brasil não desenvolver um sistema de inteligência do mesmo nível,e não desenvolver leis para a segurança na internet.

            Pode-se concluir,portanto,que a espionagem afeta diretamente a liberdade e a segurança de uma nação,entretanto o que pode ser feito para o bem de todos,seja a real explicação dos Estados Unidos a esse problema,já que o real motivo ainda não foi dito, e [é] a elaboração de regras pela ONU (Organização Das Nações Unidas) que delimitassem o poder da internet e da espionagem,em agências como a NSA,nos Estados Unidos.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, sua análise limitou-se ao recente caso de espionagem nos EUA, devendo ter sido realizada uma abordagem mais ampla da questão de acordo com os pressupostos da coletânea. Procure mobilizar seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente