Brincando de ser Espião - Banco de redações


Espionagem

Enviada em: 14/10/2013

Status:

Corrigida
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Através de um sistema de alta tecnologia, os Estados Unidos vêm aproveitando-se de informações pessoais de outros países para o avanço do próprio país e empresas nacionais. Ultrapassando os limites de privacidade assegurados por lei, os americanos não apenas espionam informações dos países como também de seus governadores.

O Brasil foi o escolhido para ser o alvo das espionagens feitas pelo país. Entre as informações obtidas pelos americanos encontravam-se dados sobre o pré-sal descoberto pela Petrobrás [Petrobras]. No entanto, e-mails pessoais da presidente Dilma foram espionados, e alegaram que checavam se havia alguma ligação com atos terroristas.

Com estas [essas] informações conquistadas por formas ilegais, os Estados Unidos passa a ter em suas mãos possíveis formas de ameaçar o país para se juntar a ele em uma possível Guerra contra a Síria. Informações essas que foram conquistadas de forma abusiva e ultrapassando completamente o limite do Estado Brasileiro e da presidente Dilma.

Como forma de impedir um avanço nessa espionagem americana, um sistema de segurança mais poderoso deverá ser construído. Impor limites para os Estados aliados, possivelmente [sem vírgula] não obterá sucesso após essas espionagens, principalmente após a forma ultrassecreta em que os Estados Unidos conseguiram informações brasileiras por meio da tecnologia atual.

Nesta brincadeira de ser espião simplesmente foi violada um dos direitos mais importantes para um ser humano: a privacidade aos quais [a qual] todos nós temos direito. Portanto, é preciso respeitar os limites impostos por seus parceiros na hora ser um “espião demais”.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, sua análise limitou-se ao recente caso de espionagem nos EUA, devendo ter sido realizada uma abordagem mais ampla da questão de acordo com os pressupostos da coletânea. Procure mobilizar seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente