Muito se tem discutido, recentemente, acerca dos casos de espionagem dos Estados Unidos para com o Brasil, que de acordo com a presidente da república, Dilma Rousseff, é uma violação aos direitos humanos, mais especificamente, uma violação a [à] privacidade de cada indivíduo. Nesse caso, os fatos expostos através da espionagem não eram de conhecimento do país até serem publicados em um site na internet. Portanto, há diferença entre este [esse] tipo de exposição e a que o próprio indivíduo se impõe sem ter noção da amplitude do que é publicar algo nas redes.
Apesar de ser recente o caso das espionagens, a relação entre público e privado e seus limites vem sendo discutida a longa data, desde a ascensão da internet juntamente com as redes sociais, que se tornaram e continuam, ao longo do tempo, tornando-se cada vez mais acessíveis a população de diferentes classes sociais, não sendo mais restrita apenas as classes altas - porém com qualidade variável.
A [À] medida que aumenta a disponibilidade das tecnologias para a população, desenvolve-se também, tecnologias [sem vírgula] cada vez mais avançadas para facilitar o uso da mesma [dela], porém, em muitos casos não é utilizada com a cautela necessária, levando-se em conta que esse desenvolvimento tornou a velocidade de compartilhamento de informações online [on-line] muito mais alta. Como no caso das espionagens, o que em um momento é de conhecimento de apenas um indivíduo torna-se apartir de um clique, domínio de toda a população.
Diante disso, nota-se que primeiramente é necessário que os internautas tenham consciência de que apartir do momento em que algo é exposto através de redes sociais e afins não se pode mais ter controle de quão público se tornará. Essa conscientização pode ser difundida através de meios como a própria internet, que tem possibilidade de alcançar um público maior. Considerando-se a descoberta das espionagens dos EUA [,] é notável que houve um agravamento desta situação, sendo assim, é preciso que haja novas formas de segurança disponíveis para evitar que a privacidade da população seja exposta.
Comentários do corretor
Seu desenvolveu-se de forma clara, atendeu à estrutura dissertativa e fez colocações válidas sobre o tema. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem o desenvolvimento de uma linha argumentativa que demonstrasse rica capacidade crítico-argumentativa. Dessa forma, procure mobilizar seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |