A soberania dos estados [Estados] e o grande desejo de se tornarem os países mais ricos do mundo, tem [mundo têm] levado as nações a criar métodos de segurança que são muito equivocados [,] tirando a privacidade de muitos indivíduos, inclusive expondo essas populações a uma invasão do cotidiano. Isso é possível graças a [à] era da informática [,] que possui um grande numero [número] de equipamentos e informações que possibilitam o acesso em tempo real.
Esse assunto tem sido muito discutido ultimamente após uma descoberta de que os Estados unidos [Unidos] estão espionando o Brasil, alegando que estão tentando proteger o seu território de grupos terroristas que podem estar vivendo em outros países. No entanto [,] esse sistema de espionagem já e [é] feito com os cidadãos norte americano [norte-americanos] que tem [têm] as suas intimidades privadas violadas em nome do interesse publico [público], alegam os seus governadores.
No entanto [,] a presidente Dilma Rousseff desaprova essa medida dos Estados Unidos de espionar e-mails e telefonemas que foram interceptados por agentes da NASA. A presidente tem demonstrado que esta [está] indignada com essa iniciativa, pois só foi levado em consideração o ponto de vista deles sem pensar na privacidade de outros povos. A presidente tem afirmada [afirmado] que a justificativa de que essas espionagens são para proteger os seus cidadãos não e valida [é válida] e que o Brasil sabe se proteger [,] pois e [é] um pais democrático e não apóia [apoia] grupos terroristas em se [seu] território ,e que vivemos a [há]140 anos bem com os nossos países vizinhos sem conflitos.
Entretanto [,] sabemos que é preciso muito mais do que respeito para que as nações possam viver em paz, e [é] necessário desde a criação de regimes que combatem a criminalidade e o terrorismo até mesmo que juntem forças entre varias [várias] nações como uma protocooperação em que uma ajude a outra e não haja apenas o interesse para uma das partes [,] mas sim as duas visando o bem estar[visando ao bem-estar] da humanidade [,] e não apenas da sua sociedade [,] pois só assim serão combatidas de maneira mas eficaz.
Portanto [,] é necessário [necessária] a visão de humanidade de que essas sociedades estão enfrentando os mesmos problemas [,] mas de maneiras diferentes [,] e com o mesmo objetivo [,] o de controlar a criminalidade, mas não apenas em um território [,] mas na maioria para que se possa ficar difícil o acesso desses grupos aos países. Como disse Dilma [,] ‘o direito a [à] segurança de um país não pode ser maior do que o respeito pelos direitos humanos’.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém ficou marcado pelos períodos longos e pelas delongas, o que tornou seu texto enfadonho e de leitura dificultada. Opte pela objetivadade e clareza de suas ideias, seja curto, preciso e conciso. Além disso, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |