Demarcando o controle - Banco de redações


Espionagem

Enviada em: 10/10/2013

Status:

Corrigida
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“O grande irmão esta [está] observando você”, disse o escritor George Orwell em seu famoso livro, 1984 [,] sobre o controle do Estado a sociedade. No mundo digital, ficou muito mais fácil o controle de dados pelo governo e  a espionagem se tornaram [tornou-se] comum, e ainda não se sabe qual o limite do acesso a essas informações.

No mundo globalizado [,] a velocidade em que se recebem as informações é muita mais rápida,  com isso a sociedade se transformou na sociedade da informação, conceito introduzido pelo economista Fritz Machlup. Porém [,]  esta [essa] trouxe consigo a informação como mercadoria em que muitos querem ter o controle, no qual ainda não encontrou limites e trouxe problemas a [à] soberania de países como o Brasil, que foi vitima [vítima] de espionagem por agências de segurança estadunidense [estadunidenses]; a denúncia veio do ex-agente da CIA [,] Edward Snowden, o país diz adotar esse método como medida de segurança, n o entanto este pode ultrapassar o limite da privacidade.

O limite entre o público e o privado ainda não é definido, talvez a necessidade faça com que haja uma legislação para estabelecer os princípios éticos do uso de informações. Há movimentos difusos quanto ao uso desses dados pelo Estado, o jornalista Julian Assange defende a total transparência do governo e a total privacidade do usuário, com essa filosofia se tornou o principal porta voz [porta-voz] do wikileaks, site de denúncia e vazamento de informações confidências [confidenciais] de governos, e se tornou um dos principais inimigos dos Estados Unidos.

Atualmente [,] o uso de ferramentas de controle de informações esta [está] cada vez mais sendo usado, pois elas valem muito, porém o seu uso vem prejudicando a soberania de países e a privacidade de usuários, por isso é necessário estabelecer um limite por meio de uma legislação com o objetivo de firmar as regras de uso para assim solucionar o problema e consolidar a privacidade das pessoas, sem prejudicar os interesses públicos, de modo que haja uma harmonia de interesses.

 

 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém é preciso realizar um melhor trabalho com sua linha argumentativa. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) e amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente