Privacidade respeitada - Banco de redações


Espionagem

Enviada em: 10/10/2013

Status:

Corrigida
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No século XX, o mundo pareceu ter sofrido uma verdadeira revolução: a criação do primeiro computador e [,] posteriormente [,] a internet. Juntos, essas ferramentas trouxeram a crença de prosperidade que o ser humano alcançava. O que se percebe, no entanto, é que elas nem sempre estão sendo utilizadas para fins bons, já que estão servindo, por exemplo, à espionagem de pessoas e países de forma indiscriminada, requisitando urgentemente uma explícita regulamentação.

À primeira vista, é necessário avaliar a aparente confusão entre o que é público e o que é privado. Isso porque, de acordo com os documentos revelados pelo ex-agente da NSA(Agência de Segurança Nacional), e-mails pessoais e conversas telefônicas, por exemplo, não ficaram livres dos olhos dos Estados Unidos, que se utilizam do discurso antiterrorista para justificar suas ações.

Tal argumento, entretanto, não se sustenta, visto que eles faziam a invasão da privacidade das pessoas e de nações sem declarar o porque [porquê] da suspeita e como agiam. Nesse sentido, a atitude desse país e de outros que possivelmente também tenham o controle de informações privilegiadas, só [sem vírgula] demonstra como as informações particulares estão propícias a fins que se afastam de um motivo verdadeiramente social para finalidades até mesmo econômicas. A própria concessão de direito de exploração petrolífera no Brasil parece ter sido vítima de [do] Tio Sam, o que evidencia os perigos por trás de um discurso aparentemente inofensivo.

É possível perceber, portanto, que as ações de espionagem comprometem diretamente a privacidade de pessoas e soberania dos países. Dessa forma, é necessário que se regulamente os limites entre o que pode ou não ser visto. Para isso, a criação de um órgão internacional específico de controle de informação, sem que houvesse nenhum país soberano para a manutenção deste, seria útil à segurança de todos. Nesse sentido, esse órgão poderia aplicar punições a países que não explicitassem suas ações e suspeitas ou desrespeitassem os regulamentos propostos. A privacidade de todos, desse modo, estaria menos comprometida.

Comentários do corretor


Seu texto desenvolveu-se de forma clara, atendeu à estrutura dissertativa e fez colocações pertinentes à problemática do tema. Contudo, leve sua argumentação a extrapolar o senso comum: mobilize seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente