Quando se fala em espionagem, é preciso entender que a era digital tem um papel fundamental na construção desta [dessa] “invasão” de privacidade que houve alguns em departamentos no Brasil. Nesse caso, pode-se perceber que a espionagem da vida pública e privada leva a [à] privação da liberdade.
Diante disso, é sabido que a era digital permite o tráfico de informações entre os países. Mas será apenas que estas [essas] nações participantes da espionagem estão somente interessadas em segurança? Segundo a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, o direito a [à] segurança de um país não pode ser maior do que o respeito pelos direitos humanos, ainda sendo entre nações amigas. Não obstante, será os Estados Unidos uma nação amigável diante desses acontecimentos, mapeando softwares, celulares, interceptando e-mails pessoais, espionando a maior empresa brasileira, a Petrobras? Não há outra explicação para este [esse] interesse a não ser questões de interesses econômicos.
O Brasil é um país estratégico, devido a [em razão de] sua economia crescente nos últimos anos. Os Estados Unidos não só golpearam a soberania de nosso país, como também molestaram o sigilo de nossas informações. José Eduardo Cardozo – Ministro da Justiça – e Luis Alberto Figueiredo Machado – Ministro das Relações Exteriores, [Exteriores-]exigiram uma explicação por escrito aos Estados Unidos, mas a resposta foi pouco contundente, e isto mostra um sinal de insegurança e desrespeito ao público e o privado. A pergunta que nos propusemos é a seguinte: será que pessoas aliadas a este [esse] ramo de empresas de grande porte não estão sendo espionadas? Que mundo é esse onde não existe respeito entre fronteiras, não se floresce [florescem] as questões sociais e éticas, e sim a ganância virtual em prol da economia arriscada, ou digamos “roubadas” um dos outros.
Logo, é plausível afirmar que acordos internacionais a respeito da utilização eletrônica sejam estabelecidos e que seja feito um tribunal para prestação de contas em relação a este [esse] tipo de investigação. Ou, até mesmo [investigação ou, até mesmo,] utilizar a tecnologia fora dos “padrões modernos”, como é o caso da Rússia, que retornou ao uso de máquinas de escrever para o não vazamento de informações sigilosas do país. Mas isto serve aos países. O que relatar de um cidadão comum que pouco pode fazer? Isso exige uma imensa mudança de comportamento na internet e redes sociais, para assim, podermos usufruir de uma era digital saudável.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações muito pertinentes à problemática imposta. No entanto, sua linha argumentativa poderia ter explorado o recorte temático ao ir além do caso recente de espionagem pelos EUA. Mobilize outras áreas do conhecimento, recorra a assuntos que extrapolam o óbvio e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |