Ética e espionagem - Banco de redações


Espionagem

Enviada em: 10/10/2013

Status:

Corrigida
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        Em tempos de crise do capitalismo marcados pela defesa de interesses econômicos e estratégicos, a espionagem tem se demonstrado um recurso quase que necessário, o que pôde se ver [ser visto] a partir de denúncias envolvendo EUA e Canadá. Com isso, há a perda do que os filósofos da Escola de Frankfurt buscaram a partir do final da Segunda Guerra Mundial: a razão reflexiva.

        Embasada nesta, a utilização de atitudes de espionagem fere não apenas a soberania dos países-alvo, mas também princípios éticos que dizem respeito à privacidade e à liberdade dos cidadãos. Em tal sentido, especialmente os EUA retomaram a história e colocaram em campo a “Doutrina Monroe”, na qual defendem sua intervenção como pretexto para determinar a segurança da América.

        Entretanto, deve-se levar em conta esta [essa] questão posta lado a lado aos direitos humanos. Resgatando o preceito de liberdade da Revolução Francesa – a liberdade –, pode-se ver que tanto a ética como o Estado brasileiro preveem proteção a tal preceito para o cidadão. Logo, ações de espionagem devem ser cuidadosas no que diz respeito ao equilíbrio entre os direitos do cidadão e qual é a sua relação com o Estado, isto é, de que modo ele está o afetando.

         Em suma, é necessário avaliar a ética e o nível de invasão moral que a espionagem ultrapassará. A partir disso, a criação de um documento envolvendo princípios éticos presentes na Constituição brasileira e hipóteses de possíveis ataques à soberania do Estado, bem como aos princípios do Estado, seria plausível ao contexto abordado. Logo, desde que a espionagem respeite a soberania, a ética e os direitos do cidadão e seja para o bem do Estado, é negociável. 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. Muito bem! Contudo, não houve extrapolação do recorte temático. Dessa forma, mobilize seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimentos e realize um rico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente