Em tempos de crise do capitalismo marcados pela defesa de interesses econômicos e estratégicos, a espionagem tem se demonstrado um recurso quase que necessário, o que pôde se ver [ser visto] a partir de denúncias envolvendo EUA e Canadá. Com isso, há a perda do que os filósofos da Escola de Frankfurt buscaram a partir do final da Segunda Guerra Mundial: a razão reflexiva.
Embasada nesta, a utilização de atitudes de espionagem fere não apenas a soberania dos países-alvo, mas também princípios éticos que dizem respeito à privacidade e à liberdade dos cidadãos. Em tal sentido, especialmente os EUA retomaram a história e colocaram em campo a “Doutrina Monroe”, na qual defendem sua intervenção como pretexto para determinar a segurança da América.
Entretanto, deve-se levar em conta esta [essa] questão posta lado a lado aos direitos humanos. Resgatando o preceito de liberdade da Revolução Francesa – a liberdade –, pode-se ver que tanto a ética como o Estado brasileiro preveem proteção a tal preceito para o cidadão. Logo, ações de espionagem devem ser cuidadosas no que diz respeito ao equilíbrio entre os direitos do cidadão e qual é a sua relação com o Estado, isto é, de que modo ele está o afetando.
Em suma, é necessário avaliar a ética e o nível de invasão moral que a espionagem ultrapassará. A partir disso, a criação de um documento envolvendo princípios éticos presentes na Constituição brasileira e hipóteses de possíveis ataques à soberania do Estado, bem como aos princípios do Estado, seria plausível ao contexto abordado. Logo, desde que a espionagem respeite a soberania, a ética e os direitos do cidadão e seja para o bem do Estado, é negociável.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. Muito bem! Contudo, não houve extrapolação do recorte temático. Dessa forma, mobilize seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimentos e realize um rico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |