Após denúncias feitas por Edward Snowden, ex agente [ex-agente] da NSA e da Agencia [Agência] Central de Inteligência em que os Estados Unidos utilizam um programa de monitoramento eletrônico, veio em pauta à discussão sobre privacidade na internet.
Vivemos na era digital, onde a internet é utilizada para ver notícias, entrar em redes sociais, onde muitas vezes à [a] intimidade da pessoa é exposta em forma de fotos, vídeos. Em contrapartida [,] os Estados Unidos se aproveitam disso e monitoram e-mails, videoconferências, fotos [,] enfim, tudo que se faz na internet.
Alegando que essa coleta de dados é feita para proteger eles e outros países de ameaça terrorista, porém o fato de espionarem a Petrobras coloca em dúvida se o programa é para isso mesmo. O Brasil é um país rico em recurso mineral, petróleo, e os americanos [,] tendo informações privilegiadas [,] podem sair na frente de alguns negócios. Mesmo tendo a intenção de proteger seus cidadãos de ameaças terroristas, o governo não tem o direito de passar por cima da privacidade alheia.
A presidente Dilma Roussef condenou essa prática de espionagem, dizendo que a soberania de uma nação não pode violada [ser violada] para ‘’proteger’’ a outra. Agora os países estão se preocupando em proteger seus dados, e se [dados e questionando-se] questionando se há realmente privacidade e liberdade na internet e se os direitos básicos da população estão sendo respeitados.
Fazer um acordo internacional, ou uma lei contra a espionagem e receptação de dados [,] é uma forma de respeitar os direitos de todos, somente quando ocorre se poderá ter certeza que os dados estarão seguros e sem serem violados.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma análise simplista e superficial. É preciso ampliar seu conhecimento sobre o tema para promover uma discussão mais ampla e mais bem fundamentada. Fuja do óbvio e do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |