Informações recentes publicadas no jornal The Guardian, por um ex-prestador de serviços da NSA, sobre espionagem cibernética realizada pelos Estados Unidos da América, em diversos países, gerou [geraram] uma repercussão mundial e grande indignação dos países alvos. A falta de norma regulamentadora internacional no mundo virtual facilita a globalização e disseminação de informação, mas em contrapartida viola direitos relativos à privacidade dos usuários.
Os Estados Unidos da América [,] detentor da mais avançada tecnologia do mundo, defende-se, afirma [defendem-se e afirmam] que o projeto de espionagem adotado visa somente o [ao] combate ao terrorismo, informação essa contestada pelos países espionados, segundo os mesmos [que, segundo estes,] possui também caráter comercial, por ser estendida á [a] empresas comercias, pastas eletrônicas particulares e telefones dos governantes.
A presidenta Dilma Russeff, em um de seus discursos, apresentou a ideia de que o mundo caminha para uma futura guerra cibernética, caso nada venha a ser feito com as recentes descobertas de espionagem. A massa tecnológica que acompanha essa Era Digital é infindável, desestabilizando o limite entre o público e o privado , podendo o Ser Humano utilizá-la de várias maneiras, em beneficio ou prejuízo da coletividade.
A Constituição Federal Brasileira prevê em artigo 5° a inviolabilidade da privacidade dos cidadãos, motivo pelo qual foi elaborada uma proposta de lei, conhecida como Marco Civil da Internet, que impõe os direitos e deveres dos usuários no âmbito nacional, criando formas de punições e estabelecendo critérios éticos para os usuários virtuais.
Portanto, a ideia adotada pelo Brasil é válida e precisa ser encaminhada para Organização das Nações Unidas(ONU) e demais entidades internacionais responsáveis pela manutenção da paz no mundo , devendo a mesma regulamentar tal projeto de lei para âmbito mundial, deixando de lado a impunidade de países que extrapolam seus limites territoriais em beneficio próprio, de forma ilegal.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém sua análise não sobressaiu ao senso comum. Amplie seus conhecimentos sobre o tema, aprimore seu nível de leitura a fim de promover uma discussão mais ampla acerca da questão. Seu texto desenvolveu uma análise que não sobressaiu ao superficial, faltaram problematização bem fundamentada e reflexão.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |