O autoritarismo, o arbítrio, a prepotência e a ganância sempre existiram e continuaram a existir para favorecer interesses próprios de um país [,] seja ele público ou privado¹ [,] adquirindo poder sobre os outros demais.
O mal de todo o mundo e [é] ter tantas pessoas que querem tudo pra si e querer [querem] estar no controle de tudo, e uma forma de conquistar isso é passando por cima dos direitos dos cidadãos. Esses cidadãos que são amparados pela lei maior de um país que lhe assegura o direito individual a sua intimidade.
A espionagem é uma ferramenta que vem sendo usado pelos carrascos da sociedade desde os primórdios dos tempos, mas no século XXI [,] com a tecnologia avançada[,] facilitou [seu uso foi facilitado] tudo ainda mais. É comum alguém querer bisbilhotar a vida dos outros para obter informações confidenciais e usá-las a seu favor. Mas se acontece entre indivíduos, acaba por ser prática entre nações que toma uma proporcionalidade extremamente grande quando se refere a milhares de habitantes de um país.
Os senhores da tecnologia digital usam-na de má fé com patrocínios do governo e pelas grandes empresas primavas [privadas] principalmente nas relações de comércios e econômicas a violação do sigilo das informações que tramitam entre indivíduos de todos os lugares do mundo ². Eles agem assim com intuito de ganhar espaço e poder sobre as nações vigiadas, infringindo a soberania de um país e os direitos individuais de todos. Quando vem a tona [à tona], acaba por prejudicar as relações internacionais, sejam elas políticas ou sociais e interfere no sossego e na paz de todos envolvidos.
Percebe-se que o problema é difícil de lidar, pois envolvem as relações exteriores ou internacionais, como política, sociedade civil e as alianças entre os estados. Como isso pode vai ocorrer sempre, a melhor forma é se prevenir, investir fortemente em segurança nacional e segurança digital das informações. Encontrar meios que dificultam a inviolabilidades das informações e seu sigilo permaneça integro e disponível somente ao interessado de fato [,] e não a terceiros.
Comentários do corretor
Seu texto realizou uma abordagem simplista e superficial da questão. Faltou maior conhecimento do tema e criticidade para promorar uma análise mais fundamentada da questão. Leia e escreva mais!
¹Haveria um país privado ou público?
²Trecho mal articulado
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |