Conflitos de informações - Banco de redações


Espionagem

Enviada em: 10/10/2013

Status:

Corrigida
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Cogita-se com frequência acerca dos limites do público e privado, sobretudo à [a] invasão Norte[norte]-americana no Brasil, que possui toda uma gama de interesses econômicos e tecnológicos. Nesse sentido, é de se analisar o respeito entre o coletivo e indivíduo, ou seja, privacidade.

Ao se debruçar sobre a temática dos interesses envolvidos na invasão no Brasil, é lícito afirmar que os Estados Unidos há anos tentam se tornar a nação soberana, ou seja, a mais superior de todos os outros países [,]  seja nas esferas esportivas, culturais, econômicas e tecnológicas. Muito bem evidenciado na corrida espacial contra a URSS [,]  uma acirrada competição tecnológica que culminou na chegada do primeiro homem na [à] lua, o Norte-americano Neil Armstrong-, em 1969. É de se analisar também à [a] implantação da “Nova Ordem Mundial”, que ocorreu com o fim da Guerra Fria, quando os Estados Unidos se tornou [tornaram-se] a única superpotência, e com essa realidade, esse país desrespeita milhões de pessoas, invadindo e-mails, redes sociais, redes telefônicas, sobretudo, qualquer meio de comunicação, tendo como desculpa à [a] proteção contra o terrorismo, algo hipócrita e inválido para os princípios éticos e privacidade.

No que concerne aos limites entre o público versus privado e indivíduo e coletivo, é pertinente argumentar a ineficácia dos responsáveis para proteção das redes de comunicação, sendo que o Brasil foi usado como ponte pela Agência Nacional de Segurança (NSA) para acesso a informações dos países como Irã, rico em petróleo [,]  e China, à [a] segunda Potência Mundial. Os princípios entre o público e privado não poderá ser estabelecido [poderão ser estabelecidos] sem avanços tecnológicos no Brasil, e os cidadãos não terão sua privacidade, se continuar às [as] invasões em seus meios de comunicação, como Facebook e telefonias.

Logo, a problemática em análise será atenuada com a autonomia tecnológica no Brasil, enviando satélites de monitoramento e comunicação para a órbita terrestre, como também a criação de agências e empresas de comunicação autônomas e brasileiras, para só assim os conceitos de público e privado sejam pré-estabelecidos [preestabelecidos].

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, mas não desenvolveu uma análise que fosse além do senso comum. Quanto à estrutura do texto em si, evite períodos longos, atente às regras de uso da vírgula e também ao correto uso da crase. Quanto à argumentação, procure realizar um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
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