Os casos de espionagem, sem exceção, quando são utilizados pelos países, fazem-se para obter vantagens não só políticas, mas também econômicas nas relações internacionais. Isso em muito se relaciona aos tempos de Ditadura Militar no Brasil, em que se ausentava [ausentavam] as garantias dos Direitos Humanos para a população, sendo, hoje, o principal agente dessa violação, a [sem vírgula]esfera digital. Essa que, por sua vez, esbarra nas soberanias nacionais dos países.
Os anos de ditadura representaram o ápice de desrespeito às liberdades do indivíduo. Vê-se, então, uma estreita relação entre o que aconteceu naquelas décadas, e o [sem vírgula] que vem acontecendo aos países que são alvos de investigações por outras unidades nacionais. Além disso, outra singularidade entre essas épocas é o argumento de preservação da segurança nacional, frente ao descumprimento dos direitos dos indivíduos. Os países que espionam, utilizam-se [sem vírgula] do terrorismo com [como] forma de justificação das ações, embora é sabido que são feitos, puramente, com perspectivas econômicas.
Como o mundo está extremamente globalizado, a internet controla processos imprescindíveis no gerenciamento das unidades nacionais. Assim, muitas informações secretas encontram-se na esfera digital, o que facilita as invasões e rastreamentos. Isso pôde ser visto no caso de investigação do Brasil pelos EUA, que sondaram arquivos de empresas [,] como a Petrobrás [Petrobras], e até mesmo da presidenta Dilma Rousseff. Com isso, essas ações esbarram nas leis de alguns países, através [sem vírgula] da ideia de que o que é privado pode ser utilizado em benefício do interesse público.
Portanto, atos de espionagem objetivam, principalmente, o prevalecimento de determinado país em relação a outros. Dessa forma, faz-se necessário maior investimento nos sistemas de segurança nacional, assim como criar uma organização supranacional que zele pelas garantias de cada nação. A partir disso, pode-se solucionar tanto as injustiças, quanto [sem vírgula] as relações internacionais.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. O que faltou foi uma linha argumentativa mais ampla, que abarcasse questões fora do senso comum e realize um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). No mais, atente às regras de uso da vírgula!
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |