Espionagem é um termo que designa atos de descobrimento de informações de quem se tem interesse em saber: em que situação está, o que planeja ou o que está fazendo, etc. Essa é uma técnica muito antiga, usadas [usada] pelos egípcios e também pelos hebreus, para [sem vírgula] descobrirem informações alheias.
A técnica de espionagem muitas vezes está relacionada a conflitos armados ou como no caso da Guerra Fria, onde [em que] foi muito utilizada para ajudar no desenvolvimento das nações com base em seus concorrentes.
Mas hoje em dia com o desenvolvimento dos meios de comunicação - internet, celulares, etc. -, as trocas de informação aumentaram absurdamente e com uma rapidez incrível, facilitando [,] obviamente, que esses dados sejam interceptados e utilizados de forma indevida.
Informações divulgadas recentemente pela TV Globo, relatam [sem vírgula] espionagens feitas a respeito do Brasil, essas informações teriam sido divulgadas pelo jornal “The Guardian”, por intermédio de Edward Snowden, que trabalhava para a Agência de Segurança Nacional (NSA), dos [sem vírgula] Estados Unidos.
A presidente Dilma Rousseff declarou isso como “violação dos direito humanos”. Isso descreve a falta de privacidade não só com os cidadãos brasileiros, mas com todo o mundo. O acesso a esse tipo de informações [,] como e-mails, ligações celulares, ferem [fere] a intimidade das pessoas e a integridades desses dados.
Observamos [,] assim, que o uso de meios de comunicações como esses, não fornecem [como esses não fornece] tanta segurança quanto se achava há certo tempo atrás. Com isso [,] qualquer pessoa que utiliza, está [sem vírgula] vulnerável a ser alvo de espionagem, e ter [sem vírgula] seus dados publicados. O que esperamos é que uma melhoria na forma de restringir esses dados aconteça brevemente, para que possamos ter mais segurança nessas transições. Mas de qualquer modo a confiança por esses meios já não é mais a mesma.
Comentários do corretor
Seu texto fez colocações pertinentes sobre a questão. Contudo, faltou maior problematização e exposição de sua opinião sobre a problemática. Seu texto teve mais caráter expositivo que argumentativo propriamente. Além disso, desenvolva uma proposta de solução efetiva para a problemática imposta.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |