Desde o século XX [,] na guerra fria [Guerra Fria],casos de espionagem tem [têm] sido freqüentes [frequentes] onde [quando] foi estimulado [estimulada] a modernização do serviço secreto, criado em 1917 durante o processo revolucionário.Este ano as revelações de espionagem eletrônica dos Estados Unidos com um programa de internet sobre alguns países mudou o “olhar” com que eles eram vistos pelo mundo.Essa ação é errada e deve ser extinta,pois ninguém deve espionar ninguém seja qual for o motivo.
Imaginemos que toda conversa que temos com alguém na internet estivesse sendo monitorada.Os meios que foram criados para facilitar a comunicação entre as pessoas estão sendo usadas para nos vigiar.Estamos no século XXI e mesmo assim os vestígios da guerra fria ainda predominam sobre nós.
O mundo hoje esta [está] virando um Filme de ação,como "Moscou Contra 007" [,] filme da série baseada nos livros de Ian Fleming,onde estamos sendo vigiados o tempo todo,e onde fica a nossa privacidade?Nenhum país nem pessoa tem o direito de invadir a vida de alguém ou o governo de um pais para obter informações que o assegurem- como é o caso da Agência de Segurança Nacional(NSA) com a espionagem sobre a presidente Dilma Rousseff.
Como ter a certeza de que as nossas informações estão seguras?O presidente dos EUA [,] Barack Obama,prometeu aliviar o programa de espionagem sobre usuários da internet,o correto seria [seria que] ele acabasse com esse programa [,] pois só assim teremos a segurança de que não estamos sendo vigiados.
Sendo assim,independente do motivo [,] ninguém tem o direito de espionar ninguém mesmo que seja para a segurança de seu país.E cabe a cada pais defender-se,porque apenas soluções técnicas e fazer promessas não irão e nem poderão conter a espionagem.Será preciso apressar a aprovação de um marco civil da internet que avance na garantia da privacidade e até mesmo investir em mecanismos de contra-espionagem [contraespionagem] como feito na guerra fria.Outra medida também cabível seria legislações feitas pela ONU,com que garantissem a segurança da nossa privacidade.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema e fez colocações pertinentes à questão. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, além de mobilizar fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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