Muito discutido [discutida] nos últimos meses, a espionagem no Brasil causou grande polêmica e alvoroço. A questão é que não basta analisar tal situação como uma dicotomia, limitando-se a dois pólos [polos]. A investigação pode ser um protótipo de abuso e violação, como também pode ser um protótipo de segurança e organização, portanto é necessário examinar os limites que cada uma ultrapassa.
A espionagem no Brasil evidenciou os interesses norte americanos [norte-americanos] em assuntos econômicos do país, uma vez que o Brasil é a sexta potência mundial. Além [mundial, além de] de ser uma nação que tem ascendido no mercado financeiro e tem incomodado potências como Estados Unidos. É inaceitável que uma nação tome medidas em seu benefício à custa de outra. Tal atitude viola os direitos humanos e deve ser intervinda com austeridade.
A indagação e a espionagem são conceitos bem separados. O povo deve averiguar sobre informações do Governo que sejam tangíveis às consequências para o país. Ou [país, ou] seja, aquilo que é de interesse público deve ser investigado e divulgado para a segurança de cada cidadão, concluindo em um bem comum. Mas a extirpação de informações pessoais em benefício de um e ofensa ao outro é interpretado como abuso e violação da liberdade.
Portanto, a investigação é necessária quando no papel de direito público e inaceitável quando no papel exploratório. Assim, quanto à espionagem abusiva [,] é necessário haver uma intervenção da ONU (Organização das Nações Unidas) cobrando uma dívida, uma explicação por escrito e a proibição do país ofensor de recepcionar em certos [recepcionar certos] eventos mundiais durante um período de tempo. De outra mão, a investigação não deve ser descartada, dede que seja um instrumento unicamente de segurança pública e favorável a um bem comum. Somente assim será possível criar mecanismos de progresso social entre as nações envolvidas e condições de justiça e direito internacional.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, poderia ter mais bem explorado a capacidade crítico-argumentativa. Amplie seus conhecimentos sobre o assunto e também seu nível de leitura de uma maneira geral para que você possa realize um rico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |