Após o vazamento de informações da SNA, a questão da espionagem dos EUA veio à tona nas mídias. O argumento estadunidense está baseado na proteção, já os vigiados acreditam que não passa de interesse e de extrema falta de privacidade.
Na era digital, a privacidade vem diminuído [diminuindo], chegando a tal ponto que podem rastrear todas as ligações telefônicas e todos os acessos à internet. Essas informações estão sendo colhidas por norte-americanos em diversos países do mundo, como o Brasil. Os problemas da espionagem dos EUA violam a privacidade e a intimidade dos interesses públicos.
Para o governo de Obama, as investigações são para a proteção estadunidense contra o terrorismo. Para Barack, as espionagens da SNA, não em [SNA não têm] interesse político [e] econômico de [em]outros países.
Segundo a presidenta brasileira Dilma Rousseff, o argumento de contra terrorismo [contraterrorismo] não é válido, já que o Brasil combate, repudia e não dá abrigo a terrorista, mesmo assim é um dos principais alvos do programa de espionagem.
O maior medo brasileiro está na investigação de setores em que o Brasil tem certa abundancia [abundância], principalmente na retirada de petróleo do pré-sal, o interesse na região amazônica e em aquíferos como o Guarani e o Amazonas, já que são áreas importantes para os EUA, que não tem [têm] essas reservas para o futuro.
Se tratando de [Em se tratando] um país emergente e com reservas de interesse (água, floresta e petróleo) [,] o Brasil passou a ser um dos principais alvos dos EUA. O maior problema se dá já que os EUA “mandam” na economia mundial, e para todos os países se despenderem [despreenderem?] dos estdunidenses [estadunidenses] seria um grande choque para o mundo. Uma possível solução mais rápida para a espionagem seria a divulgação de todos os dados recolhidos e o estabelecimento de um limite para a espionagem, seria uma solução favorável a todas as nações e todas as pessoas.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema, porém realizou uma análise simplista da questão. Amplie seus conhecimentos sobre o assunto e procure utilizar os questionamentos e ideias apontados pela coletânea para nortear sua análise. Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |