O Que Faz Uma Democracia - Banco de redações


Espionagem

Enviada em: 09/10/2013

Status:

Corrigida
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A recente descoberta de que nosso país tem sido alvo de espionagem, advinda das informações vazadas pelo ex-funcionário da CIA, Edward Snowden, causou indignação ao governo brasileiro. Tal ato, cometido pela Agência Nacional de Segurança (NSA) do governo de Barack Obama [,] foi simbolizado, para muitos, como uma ação desrespeitosa contra os direitos humanos.

Ligações, e-mails. Até [e-mails e até]mesmo o Ministério de Minas e Energia foi espionado, como descoberto recentemente. É injustificável que para garantir a segurança contra atos terroristas seja preciso burlar direitos e negar ao ser humano a [à] privacidade. O próprio governo dos Estados Unidos se contradiz [contradiz-se] ao querer manter privados seus dados e evitar que o assunto seja de conhecimento de sua população e da estrangeira. Tudo, claramente, demonstrando interesses estatais ao invés de públicos.

O acontecimento em questão estreitou a relação entre os dois países. O que fazer para sanar a dúvida de que não se repetirá ou que, até mesmo, não continua acontecendo? Trazer de volta a confiança será um passo longo e até demorado. O necessário a ser feito é garantir a privacidade, mesmo quando nem a própria presidenta pareça tê-la.

O que deve ser realizado a seguir é um debate acerca de medidas sociopreventivas e exigir explicações do governo americano. Para se manter um relação saudável, confiança é um requisito primordial. Eliminar as suspeitas pode prevenir problemas futuros, pois de forma alguma a situação pode se manter da forma que está. Demarcar o que deve vir a público e o que tem que ser privado é uma obrigação do governo. Pois [governo, pois] é disto que se constitui uma democracia.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas. No entanto, sua linha argumentativa não sobressaiu ao óbvio. Você poderia ter mais bem utilizado os questionamentos feitos pela coletênea para nortear suas ideias e sua discussão. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos. Continue escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente