O país '' amigo ''. - Banco de redações


Espionagem

Enviada em: 09/10/2013

Status:

Corrigida
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  O Brasil ocupa a posição de sétima maior economia do mundo, é um país emergente, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, possui um mercado consumidor abrangente e estima-se que 50 % da população está [esteja] inserida na classe média. Esses fatores possibilitaram a espionagem dos Estados Unidos para a obtenção de vantagens injustas.

  Em um primeiro plano, deve-se entender que Dilma Rousseff e a Petrobrás [Petrobras] foram vitimas [vítimas]dessa ação intolerante. Nesse sentido, o alto poder tecnológico da grande potência mundial possibilita localizar uma ‘’agulha no palheiro’’. Logo, a relação de cordialidade que existia entre os países tornou-se conflituosa.

  Em contrapartida, o argumento utilizado pelos Estados Unidos não é válido. Visto que a finalidade do programa não é a segurança social ou proteger o país do terrorismo [,]  é [e sim] obter vantagens econômicas sobre outras nações. É sabido que, Edward Snowden, ex-prestador de serviços para a NSA, liberou os dados e está exilado na Rússia.

  Ademais, Barack Obama ainda não se pronunciou quanto à ação da espionagem, pois teme a desestabilidade entre o comércio de nações ‘’amigas’’. Dessa forma, as noções de público e privado e a liberdade nos meios digitais foram extintas do contexto de globalização.

  Torna-se evidente, portanto, que o Brasil precisa administrar de forma mais convincente a ação da espionagem e fomentar medidas que visem à proteção das empresas brasileiras e da própria população. É imprescindível a intervenção governamental que deverá cobrar explicações da grande potência. Assim, medidas paliativas e eficientes como a intensificação de investimentos na área tecnológica inerente a [à] segurança virtual devem ser veementes na sociedade para atenuar esse controle que os Estados unidos detêm das outras nações. A

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. No entanto, realizou uma análise superficial da questão. Questionamentos apresentados na coletânea poderiam ter sido mais bem utilizados para nortear sua análise, como quais são as implicações de um sistema de espionagem que viola a soberania de uma nação para garantir a “segurança” de outra? Como delimitar a diferença entre o público e o privado na Era Digital? Amplie seus conhecimento sobre o assunto e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente