Por conta [*Opte por Em virtude de, em razão de, em face de etc.] dos casos de espionagem americana ocorridos ultimamente, o Brasil vê-se em uma situação onde a privacidade é inexistente. O que parece ter acontecido, ironicamente, foi que o Brasil, como nação, abriu uma conta no Facebook, os EUA o adicionaram como amigo e conseguiram assim ter acesso a tudo o que se passava em “sua vida”. Pouco é exposto, mas o Brasil usou de um serviço de espionagem no período da ditadura militar com propósitos bem parecidos aos americanos e, por fim, acabou com a vida de centenas de pessoas.
O SNI (Serviço Nacional de Informação) tinha como princípio a busca de brasileiros contrários à ditadura, vistos como “baderneiros e terroristas”, esse [terroristas". Esse] serviço quebrou a privacidade de toda a nação e deixou marcas de sangue no passado brasileiro quando torturou seus prisioneiros e mostrou ir muito além da coleta de informações. A integridade e o bom-senso [bom senso] não foram levados em conta, como o que acontece [,] hoje, na espionagem americana.
Por esse motivo, o ser humano deve ter uma percepção de que qualquer rede social atual questiona muito além do “necessário” a ser sabido pelos outros. O Facebook, por exemplo, pergunta desde o ser [seu] endereço até o seu local de trabalho e a rede Orkut questiona até a posição política (esquerda ou direita) dos seus usuários. Muito ainda está sendo comentado sobre a invasão dos Estados Unidos nas informações brasileiras, porém, pouco é percebido que com esses dados nas redes sociais, nenhum serviço de espionagem é realmente necessário.
Com isso, vê-se que para acontecidos desse nível acabem [,] deve-se conscientizar a nação (por meio da mídia) a buscar o bom-senso na hora de expor tais dados pessoais na internet aliado a um serviço que envolva a legislação nacional em prol ao direito à privacidade de todos, visando [visando a] uma maior liberdade de expressão e um certo alívio que essa preocupação viesse a causar.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém não conseguiu desenvolver uma discussão precisa sobre a questão. Cuidado ao expor uma infinidade de questões, lembre-se de que seu texto deve "dar contar" de justificar plausivelmente todas elas. O trecho destacado em vermelho no primeiro parágrafo poderia ter sido apresentado apenas no desenvolvimento, e não introdução. Amplie seus conhecimentos sobre o tema e evite delongas!
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |