A arte e a exclusão - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 17/09/2013

Status:

Corrigida
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No inicio [início] da década de 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek (JK), resolveu [sem vírgula] adotar a política de ''50 anos em 5''. Programa esse que fez milhares de pessoas deixarem o campo em busca de novas oportunidades de empregos nas grandes e médias cidades. O êxodo rural gerado, fez [sem vírgula]com que pessoas que habitavam o interior fossem para as grandes cidades, que cresceram desordenadamente  e com problemas - falta de sistema de saneamento, educação e moradias precárias -, gerando a favelização. Porém, por [pode] ser tanto um lugar que dissemina risco a [à] vida da população, tanto [população quanto] cultura e arte.
As favelas são lugares de inúmeras manifestações populares, como se  demostra [demonstra] a pichação. Essa que é considerada uma obra de arte, surgiu dentro das favelas e hoje já se encontra também nos grandes centros das cidades e até em exposições em museus.
Mas as favelas também são centro de inúmeros problemas sociais, consequência de um histórico processo de desigualdade e exclusão que não ofereceu condições para que as classes menos favorecidas almejassem melhores status sociais. Como exemplo, fica o numero [número] de adolescentes que não tem programas adequados para a suas idades, que somam 70% da população jovem.
As políticas públicas raramente são realizadas em algum ponto da favela, o que faz a qualidade de vida de quem habita essa região muita baixa. Porém, com os meios de comunicações, estão sendo criadas programas de Organizações não Governamentais (ONGs) que ajudam milhares de pessoas anualmente com doações. Contudo, o papel das ONGs não substitui o estado [Estado], que tem o objetivo zelar pela população - bem comum.
Portanto, as favelas não são só uma verdadeira periferia de problemas, mas sim, uma [sem vírgula] área criadora da arte e cultura. Em suma, para melhorar os problemas vigentes, como a marginalização, falta de emprego e exclusão social, é preciso que as políticas públicas visem a investir e incentivar essa área, pois, dependendo do país, se encontra [encontra-se] o verdadeiro bolsão de pobreza.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto. Contudo, deveria ter sido realizar uma problematização maior, além de ter sido levantado mais fatos e exemplificações concretas. Além disso, leve seu texto a extrapolar o senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua perpceção crítica dos fatos. 

Pichação é diferente de grafite!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente