É certo que o Brasil passa por um crescimento populacional nos grandes centros, gerando alguns problemas como a favelização, historicamente ocasionada pelo êxodo rural e pela busca de novas oportunidades trabalhistas, dentre outros motivos.
Convém, primeiramente, destacar que a favelização traz dificuldades principalmente ligados [ligadas] à falta de infraestrutura e à desigualdade social. Verifica-se que é necessária a reestruturação na rede de habitações já existentes para que se tornem seguras e dignas, aliando-se a construção de escolas e hospitais nessas localidades, sistema de transporte público, rede de saneamento básico e energia, dentre outros.
Outro fator existente é os perigos que frequentemente as favelas acumulam, como: desmoronamentos, incêndios causados por casas muito próximas e cabeamento elétrico ilegal e descuidado [,] e [além da] falta de segurança pública, sendo muitas vezes casos de intervenção de ofício do poder público para desapropriar essas moradias. As favelas fazem parte das cidades e não devem simplesmente ser ignoradas ou escondidas, seus problemas são reais e de responsabilidade geral.
Além disso, cabe ao governo implantar políticas públicas e programas sociais de inclusão, como por exemplo, o [como o] “Minha Casa, Minha Vida” [,] que cria acesso às famílias de baixa renda a financiamentos de moradias com taxas de juros reduzidas. Assim, com um lar construído [,] as pessoas poderão focar em novas oportunidades, como o trabalho formal, lazer e conquistar qualidade de vida.
Dessa forma, consiste em um grande desafio para a sociedade agrupar toda a população de forma organizada, digna e segura. No entanto, é possível e se buscando cada vez mais a equidade social.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém sua abordagem não ultrapassou o senso comum e o óbvio em relação à abordagem. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |