Favelização: da Idade Moderna aos dias de hoje - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 16/09/2013

Status:

Corrigida
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Segundo Newton, toda ação provoca uma reação. A urbanização pode ser entendida como uma reação a [à] industrialização. A favelização, por sua vez, uma resposta a [à] urbanização. Entender todo esse processo histórico, geográfico e espacial pode ser a chave para solucionar os problemas ligados a [à] marginalização de uma sociedade que está crescendo cada vez mais.

A partir da segunda metade do século XVIII, uma nova realidade surgia com o advento da Primeira Revolução Industrial. A máquina a vapor trouxe a ideia de agilidade. A paisagem dava lugar a fábricas.  A máquina começava a substituir o homem.  O êxodo rural, provocado pela industrialização do meio rural, aumentou a oferta de mão-de-obra [mão de obra]  e consequente diminuição do salário. Sem ter condições [,] a sociedade começava a se marginalizar. Surgiam as primeiras favelas no cenário urbano.

Ainda hoje, em pleno século XXI, as favelas fazem parte do cenário da maioria das cidades do mundo. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, aqui no Brasil, são cidades que atraem um número significativo de pessoas, segundo dados do IBGE, em busca de melhores condições de vida. Mas a realidade, muitas vezes, não é aquilo que esperavam. A maioria dessas pessoas tem baixa escolaridade ou nem são [é] alfabetizadas [alfabetizadas, ] ficando sujeitas a qualquer tipo de trabalho e nem chegando a receber um salário mínimo. O pouco dinheiro que ganham mal dá para se alimentarem, quem dirá encontrar uma moradia digna. A única solução é ir viver nas, já saturadas, favelas [sem vírgulas].

Todo cidadão tem direito a um mínimo de dignidade para se viver. Viver em cima de morros, em encostas e em outras tantas áreas de risco, sem a menor infraestrutura e sem saneamento básico adequado, não é o certo. Se tratando [Em se tratando] do Brasil, o governo prefere fechar os olhos diante de tamanha barbaridade e esperar a população ser engolida pela terra do que resolver de vez o problema. Como solução [,] a construção de casas populares, de preferência em cidades do interior, para desobstruir as metrópoles e, um  [as metrópoles, e] maior estímulo a  [à] educação, como meio de conseguir melhores empregos e melhores salários [,] seriam ações que, provavelmente, gerariam boas reações.

 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, apresentou um bom nível de linguagem e fez colocações pertinentes ao tema proposto. Contudo, leve seu texto a extrapolar o senso comum e procure, para enriquecer sua argumentação, realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.)


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente