As Favelas tão comuns nos dias atuais nas grandes cidades tiveram suas origens às [há] décadas e [,] ao longos [longo] dos anos [,] vem passando por varias [várias] transformações. O fenômeno da favelização merece atenção especial dos órgãos públicos e privados. Porém, quais suas origens neste contexto social urbano e quais medidas podem ser tomadas para melhorar a qualidade de vida dessa população. [população?]
Podemos entender o surgimento das favelas de duas maneiras distintas, primeiramente como o resultado do fluxo migratório das pessoas que chegam às grandes cidades, em geral vindas de áreas rurais ou de outras localidades [,] com menos oportunidades de trabalho, atrás de oportunidades para conquistar uma qualidade de vida melhor. A segunda teoria da formação das favelas é que as pessoas que não conseguiam adquirir um imóvel em um bom lugar na cidade acabavam [acabaram] fixando residência nas encostas dos morros e em outras áreas degradadas das cidades, geralmente caracterizadas por condições precárias, sem infraestrutura ou regularização.
As favelas são cenários corriqueiros nas grandes cidades, porem [porém], é preciso de políticas publicas que melhorem a qualidade de vida dessa gente que trabalha e também contribui para com o país. Problemas como construções em encostas e a falta de saneamento básico são situações que põe [colocam] essas pessoas em riscos [,] quer seja com desmoronamentos em épocas de chuvas [,] quer em doenças provocadas pelas faltas de cuidados com esgotos, com proliferações de mosquitos e doenças respiratórias.
As favelas não são mais um fato [,] e sim uma realidade [,] quer em grandes centros ou em cidades de pequeno porte. Cabe aos governantes e órgão [órgãos] competentes a reorganização e um planejamento que melhore as condições de vida e saúde das pessoas que habitam essas áreas. Pois, são [áreas, pois são]] lugares que merecem acesso à educação como criação de escolas e creches, direito a [à] saúde [,] com auxilio de um posto de saúde, equipado e com médicos e [,] o principal [,] rede de esgotos e saneamentos básico. As pessoas que vivem em favelas merecem respeito, pois, em sua maioria [,] são pessoas que trabalham e contribuem com impostos.
Comentários do corretor
Seu texto retratou a problemática imposta e fez colocações pertinentes. Contudo, atente às regras de uso da vírgula e evite períodos longos, que tornam o texto impreciso e confuso. Além disso, para enriquecer seu projeto de texto e validar melhor sua tese, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |