Apartheid Social - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 16/09/2013

Status:

Corrigida
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O Brasil [,] desde a sua colonização até os dias [,]  atuais enfrenta um regime segregacionista aonde [em que] o espaço urbano segmenta [gera] um apartheid social. A divisão de classes passa a ser determinadas [determinada] não apenas pelos meios econômicos, mais [mas] pelos meios urbanos e sociais, gerando o que o geógrafos Milton Santos define [definiu] de "segregação sócio-espacial [socioespacial]". 
No período colonial, com a chegada da família real no Brasil, ocorreu o processo de "europeização".  Com o anuncio [anúncio] da chegada do rei, os meios urbanos e sociais da atual capital do reinando [da colônia], Rio de Janeiro, foram modificados [,]  segregando espacialmente os negros, escravos e as minorias da colonia [colônia]. O principal objetivo desse segregação, era [sem vpirgula] o processo de transformação que a capital do novo reinando deveria passar para a chegada da família real, esse processo de segregação tem influências até hoje no processo de divisão urbana do Rio de Janeiro, com o exemplo das divisões de classes por bairros, como Zona Sul, que foi ocupada pelo rei e hoje é ocupada pelas classes mais ricas do "Rio", e a zona norte que foi ocupada pelos escravos é [e] hoje é aonde [onde] se encontra a maior concentração de favelas.
"Os moradores do cortiço são comparados a larvas minhocando na terra, imagem rebaixadora da mais absoluta ausência de nobreza humana"  [,] trecho da obra de O cortiço [,] de Aluísio de Azevedo [,]  que retrata o processo de desenvolvimento da desigualdade social e a formação das primeiras favelas. Com o processo de desenvolvimento, que ocorreu no período "varguista", principalmente na cidade de São Paulo, no período de 1930 a 1945, o processo de êxodo rural exerceu uma forte influência no desenvolvimento das chamadas "favelas do período moderno" [,] os trabalhadores que se deslocavam das regiões do Norte e Nordeste com destino a São Paulo, ocupavam [sem vírgula] essas áreas e formavam vilas precárias, que foram crescendo e formando as favelas paulista [paulistas].
Portanto, é preciso lembrar que a formação urbana do brasil [Brasil] é [foi] extremamente conturbada, e envolto [conturbada e envolta] de inúmeros fatores, é preciso analisar a formação urbana do Brasil como uma consequência historia e econômica, a partir disso procurar quebrar as "corretes [correntes]" que perpassam esse segregação sócio-espacial [socioespacial] que aumenta a cada ano, procurando garantir um acesso igualitário e digno dos meios urbanos e sociais. A criação de projetos que procurem reformular as estruturas urbanas das favelas, garantindo os meios básicos urbanos, como água, esgoto, segurança [,] seriam uma ótima forma de iniciar a quebra do apartheid urbano social brasileiro.
 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto. Todavia, organize a estrutura de seu texto e a colocação de suas ideias. Seu texto foi construído em meio a períodos longos, imprecisos e com problemas ligados à pontuação, o que desencadeu um texto de difícil leitura.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente