Habitação digna para o processo de inclusão - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 16/09/2013

Status:

Corrigida
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  A moradia é uma das necessidades primárias do ser humano. Porém [,] nem sempre esse direito é concedido à população, já que tanto no Brasil quanto em muitos países do mundo há grandes problemas relacionados às habitações subnormais.

  O processo de favelização é decorrente da falta de planejamento da urbanização das cidades. No Brasil, a zona urbana começou a ser bastante povoada a partir da industrialização, que passou a oferecer muitos empregos [,] e do êxodo rural, decorrente da mecanização do campo. As cidades não estavam estruturadas o suficiente para receber um grande contingente populacional, sendo assim, os trabalhadores tiveram que encontrar abrigo em locais mais afastados do centro das cidades, o que posteriormente originou as favelas. 

  Essas comunidades, com o tempo, passaram a ser negligenciadas, ficando à margem da sociedade e [,] portanto, suscetíveis a um maior grau de violência, pobreza, falta de educação,saneamento básico, saúde e transporte de qualidade.Essa população sofre com a exclusão, que tira as oportunidades e os direitos inalienáveis do ser humano, fazendo com que essas pessoas façam parte das piores estatísticas do país.

  É possível perceber que o processo de favelização possui muitas causas e consequências, o que contribui para que esse problema não seja sanado rapidamente. Porém, medidas como educação pública de qualidade, saúde, reforma agrária e reurbanização das cidades, seriam [sem vírgula] eficazes para solucionar as origens dessa situação. Sendo assim, as favelas não seriam mais rotuladas por dados ruins e sim fariam parte das cidades como qualquer outro local.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez colocaçõe pertinentes. Contudo, permaneceu no óbvio em relação à abordagem. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos a fim de estabelecer uma abordagem mais ampla sobre a questão.

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Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente