Desde o processo de urbanização, e, com ele [urbanização e, com ele,] o problema do "inchaço urbano" das grandes cidades, que ouve-se [se ouve] falar acerca da falta de moradia, saúde e educação de qualidade. O fato de não ter uma infra-estrutura [infraestrutura] planejada nos grandes centros urbanos, faz [sem vírgula] com que haja inúmeras pessoas vivendo em precárarias condições de vida, em lugares com estrutura sub humana.
Vemos como resultado de uma constante desigualdade e injustiças sociais, a favelização [sem vírgula], que faz com que famílias inteiras se submetam a essas moradias, devido a não ter [por não terem] outro lugar para morar. Como consequência da favelização, lembramos [lembramo-nos] do deplorável episódio que ocorreu no começo do século XX, mais precisamente, no ano de 1902, na cidade do Rio de Janeiro. Onde [Janeiro, quando] a população das comunidades carentes foram acometidas por varíola e outras doenças, decorrentes da falta de saneamento básico e atendimento.
A falta de estrutura, a carência de planejamento, foi decorrendo, de modo que, hoje, existem milhões de pessoas , em todo o mundo, habitando lugares como esses, na maioria das vezes, sem segurança alguma. Diariamente, correndo riscos incalculáveis. São mães, pais, trabalhadores, que quando voltam do trabalho [,] não tem [têm] a certeza que chegarão vivos em casa, devido ao elevado nível de violência. Pessoas essas que, constantemente, adoecem por causa da precária condição de vida, moradia.
Diante disso, é preciso que haja intervenção para a não proliferação das favelas. um [Um] planejamento adequado, organizado, é viável, em meio a uma população que cresce dia após dia. Pois todo ser humano, é [sem vírgula] assegurado perante a lei a ter saúde, educação, segurança e moradia de qualidade, pois é um direito inalienável de todos, independente da etnia, classe, religião, todos, sem exceção. Porantanto [Portanto,] tem que haver o cumprimento das leis.
Comentários do corretor
Além dos problemas relacionados à escrita e ao uso dos sinais de pontuação,seu texto realizou uma análise simplista e superficial do tema proposto. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos! Fuja do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |