Favelização: Desigualdade Social - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 16/09/2013

Status:

Corrigida
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A questão do aumento das cidades sem planejamento e as diferenças sociais contribuíram com o surgimento das favelas. O processo de favelização se iniciou com o êxodo rural e abolição da escravatura, um grande contingente de pessoas que precisavam de emprego foram para o centro urbano, onde as oportunidades de emprego eram maiores, principalmente pela industrialização.
No entanto [,] tantas pessoas vindas de diversas regiões e a grande maioria de classe social baixa, encontraram dificuldades em conseguirem empregos com salários bons e moradias com preços compatíveis com a realidade em que viviam. Com isso [,] foram se estabelecendo em áreas de risco, como beiras de rios e morro muito ingrimes [íngrimes], sem água potável, esgoto e energia elétrica.
Com o passar do tempo, as dificuldades encontradas gerou [geraram] a criminalidade e o tráfico de drogas, tomando grandes proporções, submetendo comunidades a viverem sob o comando de traficantes. Além das catástrofes que se repetem a cada chuva que se estende por mais de um dia, causando deslizamentos, derrubando casa [casas] e provocando a morte de famílias inteiras, e também as casas próximas aos rios e esgoto aberto [esgoto aberto] ficam sujeitas a contaminações e doenças trazidas pela água.
Os impactos causados na qualidade de vida das pessoas e ambientais sitados [citados] não chega [chegam à] a metade dos quais existem. Para amenizar e aos poucos conseguirmos mudarmos essa realidade [,] é necessário  [são necessárias] politicas públicas mais precisas, como fazer um levantamento da cidade, das áreas que são seguras para construir casas e apartamento com recursos públicos e ajuda da comunidade, com espaço de lazer, creches, escolas, hospitais e transporte de qualidade, talvez até mesmo em cidades vizinhas, dar oportunidade para os jovens se qualificarem e emprego aos pais, e aos poucos as zonas de risco seriam desocupadas, seria recuperado a mata ciliar e as pessoas teriam a oportunidade de ter qualidade de vida. Seria uma melhoria para as pessoas que ali moram e para o planeta, já que passamos por grandes mudanças climáticas.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, procure melhor fundamentar sua linha argumentativa, dessa forma, realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, fatos, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente