Vida Social é direito de todos - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 16/09/2013

Status:

Corrigida
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                  É indiscutível que o processo de construções sem planejamento se torna uma desordem social quanto estrutural. Trazendo muitas dificuldades quanto a [ao] transporte, saúde, educação e principalmente a segurança social e ambiental, entre outros.

                      Hoje, grande parte da população [,] sem recursos para se instalar em locais munidos de boa infraestrutura, se vê forçada a ir para as periferias, construindo casas em locais inadequados, como as encostas. Esse processo de favelização causa entre outros problemas o desmoronamento de morros em época de chuva, e enchentes, deixando a população desabrigada.

                    Outro grande problema é a falta de segurança pública, quanto o aumento da criminalidade e a facilidade da disseminação do tráfico de drogas ilícitas entre os favelados que acabam a ser dizimados pelo crime por falta de emprego uma educação de qualidade e uma boa moradia.

                  Um outro problema que agrega a falta de uma vida social de qualidade é a falta de saneamento básico e a saúde pública que na maioria dos casos é precária com condições inadequadas de trabalho, e as moradias com faltas de regularização prejudicam ainda mais a situação.

                    O poder público deve implantar boas condições de infraestrutura, de saúde e educação em bairros periféricos já povoados, fiscalizar áreas inadequadas para se construir e criar habitações populares, a fim de diminuir o número de pessoas nas favelas, garantindo assim a inclusão das classes mais pobres e desfavorecidas em meio ao processo de urbanização.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, contudo realizou uma análise simplista e superficial da questão. Desenvolva sua linha argumentativa e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente