É indiscutível que o processo de construções sem planejamento se torna uma desordem social quanto estrutural. Trazendo muitas dificuldades quanto a [ao] transporte, saúde, educação e principalmente a segurança social e ambiental, entre outros.
Hoje, grande parte da população [,] sem recursos para se instalar em locais munidos de boa infraestrutura, se vê forçada a ir para as periferias, construindo casas em locais inadequados, como as encostas. Esse processo de favelização causa entre outros problemas o desmoronamento de morros em época de chuva, e enchentes, deixando a população desabrigada.
Outro grande problema é a falta de segurança pública, quanto o aumento da criminalidade e a facilidade da disseminação do tráfico de drogas ilícitas entre os favelados que acabam a ser dizimados pelo crime por falta de emprego uma educação de qualidade e uma boa moradia.
Um outro problema que agrega a falta de uma vida social de qualidade é a falta de saneamento básico e a saúde pública que na maioria dos casos é precária com condições inadequadas de trabalho, e as moradias com faltas de regularização prejudicam ainda mais a situação.
O poder público deve implantar boas condições de infraestrutura, de saúde e educação em bairros periféricos já povoados, fiscalizar áreas inadequadas para se construir e criar habitações populares, a fim de diminuir o número de pessoas nas favelas, garantindo assim a inclusão das classes mais pobres e desfavorecidas em meio ao processo de urbanização.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, contudo realizou uma análise simplista e superficial da questão. Desenvolva sua linha argumentativa e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |