A origem das favelas no Brasil remete ao contexto histórico da Guerra dos Canudos.Alguns dos soldados que foram para a guerra e, ao retornarem ao Rio de Janeiro em 1897, deixaram de receber o soldo; como consequência instalaram-se em construções provisórias no morro da Providência, no qual havia uma planta denominada favela.O local passou a receber esse nome e, a partir de 1930, o termo passou a designar ocupações inadequadas e ilícitas.
Segundo dados do IBGE, em 2010, cerca de 6 % da população brasileira vivia em favelas e , segundo projeções, esse número tende a aumentar, uma vez que , embora as favelas não ofereçam condições adequadas de moradia e saseamento básico ,pela privilegiada localização -em geral próximas ou inseridas em centros urbanos, como no bairro do Morumbi em São Paulo- oferecem ao morador facilidade de acesso ao trabalho ( seja este formal ou informal ) e ao centro da cidade.
Isso torna-se [se torna] um problema político e estrutural; pois além da dificuldade de desapropriação desses lugares pelo poder público, a falta de infra-estrutura [infraestrutura] que acompanha o crescimento das favelas [,] gera problemas generalizados : a rede de esgoto, coleta de lixo, luz e telefone é insuficiente ou clandestina.Além do lixo jogado diretamente nos rios e mananciais que , além de ocasionar enchentes, ameaça contaminar fontes de abastecimento de água.
Dessa forma,a falta de planejamento urbano- que não acompanha o crescimento vertical das cidades- ocasiona ocupações inadequadas e erroneamente taxadas ilegais;pois ,já diziam os naturalistas : "o homem é fruto do meio em que está inserido ".Sendo assim, cabe ao Estado, através do instrumento fiscal, minimizar as desigualdades e garantir o acesso a moradia por meio de subsídios que dêem a oportunidade de acesso a terrenos ou construções ao mesmo tempo que ofereçam os serviiços básicos ao moradores.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. Todavia, seu projeto de texto não extrapolou o recorte temático. Mobilize outras áreas do conhecimento, seu conhecimento de mundo adquirido até aqui e realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |