FAVELA E CIDADE, UNIÃO DE OPOSTOS QUE SE ATRAEM. - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 16/09/2013

Status:

Corrigida
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Aluno: M. Andhel

Colégio: Céu

 

FAVELA E CIDADE, UNIÃO DE OPOSTOS QUE SE ATRAEM.

 

Em matéria de espaço e moradia o brasileiro sempre buscou o melhor; a melhor casa, um ótimo bairro, de preferência localizado no centro da cidade, e [sem vírgula] hoje em plena globalização esse desejo tornou-se muito, mais do que uma questão de luxo e mera comodidade. Passou a ser critério de necessidade social, em contraste a este [esse] anseio popular, o fenômeno de favelização tem aumentado em lugar de diminuição, essa afirmação é falsa ou verdadeira?

Verdadeira, as favelas cresceram a tal ponto que sua voz não pode mais ser abafada pelas políticas governamentais. Em pleno século XXI, favelas convivem com prédios e mansões da elite. A expansão da troca de culturas e o aumento do poder de compra e da voz política dos moradores da favela demonstram que o espaço urbano quebrou barreiras, não só físicas, mas também sociais.

Contudo, é utopia acreditar que a segregação social desapareceu. As apartheids das cidades ainda persistem, seja no descaso de políticas públicas, ou [sem vírgula] na crença forte da inferioridade da cultura da favela. Uma análise profunda revela que os valores da elite estão permeados de preconceitos deterministas que apontam os 'moradores do morro' como responsáveis pela violência, pela poluição urbana e pelos maus costumes.

Portanto, desmantelar as barreiras sociais vigentes e promover uma integração eficaz das favelas com as cidades urbanas só será viável quando a cidadania subir o morro. O desafio é promover o acesso à educação, segurança, infraestrutura e fim da exclusão aos 'quilombos modernos'. Sem direitos respeitados, os moradores não são cidadãos. Pois, se não são cidadãos, não são 'habitantes da cidade'.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem do senso comum, dessa forma, amplie seu nível de leitura, mobilize seu conhecimento de mundo e outras áreas do conhecimento, bem como realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente