Ruas sem asfalto, esgoto descendo por vielas sem iluminação. Esta é uma parte da realidade de quem hoje vive em comunidades carentes. A desigualdade social que perdura no Brasil há muitos anos é o principal agravante dessa situação no país. Percebe-se também um fator histórico que possibilita uma visão mais ampla do problema que ultrapassa décadas e até mesmo séculos sem ser resolvido.
O desejo de determinadas parcelas da sociedade em elitizar os centros urbanos [,] elevando o custo de vida, fez com que os pobres saíssem para as periferias. Foi o que ocorreu na cidade do Rio de janeiro no inicio [início] do século XX, quando o prefeito Pereira Passos pôs em prática o plano de reforma urbana, que visava à higienização da metrópole. Havia muitas pessoas pobres que moravam em habitações feias e completamente insalubres, uma das primeiras medidas foi o despejo de todos aqueles que ali viviam e [,] em seguida[,] as pobres casas viriam abaixo, tudo isso para dar uma nova face a cidade.
A falta de acesso á [a] bens básicos como educação, saúde e a uma melhor infraestrutura nos bairros menos favorecidos, muitas vezes alvo do preconceito daqueles que vivem numa outra esfera socioeconômica, tem provocado problemas como o tráfico de drogas nas favelas. O que tem por consequência o aumento da violência.
As comunidades formadas nas periferias das grandes cidades não são apenas problema do Rio de Janeiro, mas de todo país, já que grande parcela da população vive nas mesmas condições.
Com todo o progresso que o Brasil vem fazendo, ainda [,] assim, há muito á [a] fazer. A favelização nos arredores das cidades é um problema congênito, que deve ser resolvido com o planejamento no crescimento das metrópoles, de maneira a evitar descasos com os menos afortunados. Pois se há na atualidade lugares onde os pobres vivem de maneira sub-humana é porque as favelas podem ser áreas que estão fisicamente próximas as metrópoles, mas que historicamente sempre estiveram na periferia das prioridades do Estado.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. No entanto, extrapole o óbvio em relação à temática. Mobilize seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimentos e realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (Citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |