A grande parte da população proveniente de favelas não gozam de prestígio e atenção por parte da sociedade e do governo. População esta que por más condições financeiras vivem de forma árdua nessas comunidades, tendo em vista o descaso de uma considerável parte de políticos que deixam fluir uma desordenada desigualdade social que assola a vida destes oriundos da favelização.
Em se tratando das possíveis causas do processo de favelização [,] é notável ressaltar as condições financeiras enfrentadas pelos moradores de favelas, que são péssimas. A baixa renda leva pessoas desprovidas de moradia buscar [a buscar] uma solução, que é encontrada somente em morros e terrenos inapropriados, que por serem baratos ou cedidos, tornam-se aconchego para estes seres, mesmo que muito arriscado e perigoso.
O descaso da grande parte dos governantes no que diz respeito a [à] vida desses moradores é muito grande. Soluções que contribuam para melhor qualidade de vida são difíceis de sair do papel. Não podemos esquecer que essa parcela de pessoas passa por péssimas condições de vida e não usufruem ao menos de saneamento básico.
Em função disso [,] é perceptível o tamanho da desigualdade social que nosso país enfrenta. A maioria das grandes metrópoles contrastam [constrasta] em sua totalidade uma imagem refinada de casarões e prédios com as de enormes favelas que tendem aumentar, afirmam pesquisas. Desigualdade desmedida que preocupa e merece solução, no que diz respeito à favelização.
Dessa forma [,] faz-se necessário que a qualidade de vida dos que vivem em regiões favelizadas sejam rapidamente melhoradas, implementando-se projetos sociais e condições básicas de sobrevivência. E como método eficaz de paralisação do crescimento de favelas devem ser criados mais programas que ofereçam habitação àquele que não possui, ou que repare as já existentes. Sem esquecer-nos também de que a massa proveniente de favelas merece respeito como qualquer outra por parte da população, ela simplesmente não encontrou outra saída a não ser esta de favelizar, consorciar.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, extrapole o óbvio em relação à abordagem da temática. Mobilize seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |