Com o surgimento do fenômeno de urbanização (No Brasil), houve o crescimento das metrópoles e da industrialização, entretanto, com esse crescimento [,] obteve-se uma ascensão da pobreza, ocasionando assim o surgimento de moradias irregulares, como as favelas. A origem dessas comunidades tem causado bastantes discussões sobre uma possível solução para erradicação das favelas. Através disso, será que essas moradias poderão se reduzir no Brasil. [Brasil?]
De um modo geral, uma solução rápida não e [é] cabível ao país, visto que há uma burocracia do governo. Afinal, com seus órgãos corruptos e o reembolso do dinheiro por parte de funcionários tiranos, uma rápida conduta não terá resultados. No entanto, há conseqüências [consequências] desastrosas com a ascensão das favelas. São elas pobreza, violência, trafico [tráfico] de drogas, crimes praticados por jovens, saneamento e saúde precária.
Esses problemas têm ligações diretas, ou seja, todos eles são freqüentemente [frequentemente] encontrados em comunidades, sendo a pobreza causada pela falta de planejamento governamental (ocorrendo assim à [a] falta de saneamento e saúde), o que gera a violência e ocasiona o tráfico de drogas (a busca pelo dinheiro fácil), assim com o [como o] tráfico há o aliciamento de jovens para o crime. Portanto, tem-se em vista que se deve ter um planejamento adequado para a redução de favelas nos estados brasileiros.
Dado isso, um solução pertinente para o problema da urbanização precária, e [precária é a] a iniciativa do próprio governo federal na compra de terras onde se possam construir moradias populares, o que já e feito (só que em larga escala) [,] no qual possa atender a demanda populacional e também a fiscalização para que tenha uma rigorosa entrega aos populares, evitando assim uma fraude.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, contudo não houve extrapolação do senso comum em relação à abordagem. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, mobilize seu conhecimento de mundo e outras áreas do conhecimento e realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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