Urbanização Imprópria - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 16/09/2013

Status:

Corrigida
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Com o surgimento do fenômeno de urbanização (No Brasil), houve o crescimento das metrópoles e da industrialização, entretanto, com esse crescimento [,] obteve-se uma ascensão da pobreza, ocasionando assim o surgimento de moradias irregulares, como as favelas. A origem dessas comunidades tem causado bastantes discussões sobre uma possível solução para erradicação das favelas. Através disso, será que essas moradias poderão se reduzir no Brasil. [Brasil?]

De um modo geral, uma solução rápida não e [é] cabível ao país, visto que há uma burocracia do governo. Afinal, com seus órgãos corruptos e o reembolso do dinheiro por parte de funcionários tiranos, uma rápida conduta não terá resultados. No entanto, há conseqüências [consequências] desastrosas com a ascensão das favelas. São elas pobreza, violência, trafico [tráfico] de drogas, crimes praticados por jovens, saneamento e saúde precária.

Esses problemas têm ligações diretas, ou seja, todos eles são freqüentemente [frequentemente] encontrados em comunidades, sendo a pobreza causada pela falta de planejamento governamental (ocorrendo assim à [a] falta de saneamento e saúde), o que gera a violência e ocasiona o tráfico de drogas (a busca pelo dinheiro fácil), assim com o  [como o] tráfico há o aliciamento de jovens para o crime. Portanto, tem-se em vista que se deve ter um planejamento adequado para a redução de favelas nos estados brasileiros.

Dado isso, um solução pertinente para o problema da urbanização precária, e [precária é a] a iniciativa do próprio governo federal na compra de terras onde se possam construir moradias populares, o que já e feito (só que em larga escala) [,] no qual possa atender a demanda populacional e também a fiscalização para que tenha uma rigorosa entrega aos populares, evitando assim uma fraude.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, contudo não houve extrapolação do senso comum em relação à abordagem. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, mobilize seu conhecimento de mundo e outras áreas do conhecimento e realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente