Brasilia (DF) e Rio De Janeiro.Sol Nascente e Rocinha.Uma na capital do país,e a outra atual protagonista dos maoiores eventos esportivos do mundo,seguidas de suas maiores favelas.Sendo exemplos de que o problema da favelização não atinge só as pequenas cidades,coo tambem as metropoles [como também as metrópoles].Mas de onde surgiu isso?e como resolver?
Infelizmente,o problema da segregação espacial não é novo no cenário brasileiro. desde [Desde] os tempos coloniais com a escravidão,e [sem vírgula] com seu fim graças a Lei Aurea [à Lei Áurea],os escravos que na sua maioria não tinham nada,para conseguir permanecer em seus empregos habitavam areas [áreas] que antes não eram,assim començando o processo de macrocefalia urbana.
Como todo país emergente,o Brasil teve sua industrialização tardia.E para recuperar o tempo perdido,a má distribuição de terras e a mecanização do campo,fizeram [sem vírgula] com que o êxodo rural se tornasse algo comum.Assim, fazendo com que famílias migrem para as grandes centros urbanos,tendo que residir em lugares sem o básico das condições sanitárias [,] o que [,] no futuro, causará uma epidemia de doenças,tendo como exemplo a Leptospirose.
Vale lembrar,entretanto,que o problema da favelização não se encontra somente nas pequenas cidades.Grandes metrópoles como Rio de janeiro e a capital brasilia tambem a enfrentam.como solução,ações governamentais afim de fazer registros desses imoveis,para a um longo prazo,com uma reurbanização poder remanejar essas pessoas.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, procure melhor elaborar sua linha argumentativa. Dessa forma, mobilize seu conhecimento de mundo, outras áreas do conhecimento e realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |