O processo de industrialização, seguido pelo advento do capitalismo, ocasionou problemas sociais relacionados à urbanização. Entre eles, destaca-se a favelização. No que diz respeito às favelas brasileiras, sua origem remonta ao período colonial. Desde a desapropriação de casas cariocas para oferecer moradia à corte portuguesa, passando pela extinção do regime escravocrata, que negligenciou a inserção social dos ex-escravos na sociedade, até a demolição de cortiços por uma política higienista, a ocupação irregular dos morros tem sido a única alternativa para uma população marginalizada.
Em virtude da ocupação de terrenos ilegais, que permitem uma construção progressiva e sem regras, as favelas apresentam riscos a seus moradores. Muitas casas estão barrancos, sem acesso à energia elétrica, saneamento básico ou coleta de lixo. Além disso, sua disposição inadequada dificulta o acesso do Estado, deixando-as à mercê do narcotráfico. Também a indefinição da propriedade sujeita seus moradores à ameaça do despejamento.
É de valia ressaltar que as favelas foram vistas, por muito tempo, como problemas sociais e não como consequência deles. Essa inexperiência do poder público em lidar com as comunidades fez com que muitas iniciativas de intervenção fossem mal sucedidas, ocasionando, por exemplo, a depredação de iluminação das ruas, por ter sido interpretada pelos moradores como um controle social baseado na facilitação do acesso da polícia a esses locais.
Posto isso, nota-se que as intervenções nas comunidades devem considerar a experiência dos próprios moradores, observando as soluções arquitetônicas que os mesmos criaram para a geografia particular de cada favela. Além disso, oferecer cursos profissionalizantes e oportunidades de emprego aos moradores permite que estes tenham condições de arcar com as melhorias estruturais, como água encanada. Essas pessoas que constroem seus lares com as próprias mãos são quem fazem a cidade como um todo funcionar, prestando serviços fundamentais. Considerar com seriedade os projetos de urbanização das favelas, que ofereçam educação, saúde e lazer [,] são a forma de trazer à comunidade a cidade que, até então, está somente ao alcance dos olhos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto e fez considerações muito pertinentes. No entanto, para enriquecer seu projeto de texto e validar sua tese, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |