Sem sombra de dúvidas, um dos assuntos mais comentados nas ultimas décadas é a favelização. É uma realidade estarrecedora. Isso porque, por falta de uma política habitacional de qualidade nas grandes cidades, cresce cada vez mais o número de moradias irregulares em ambientes inapropriados, sem qualquer planejamento ou serviços essenciais básicos.
De acordo com algumas pesquisas realizadas sobre esse assunto, o crescimento desordenado das favelas está ligado diretamente à urbanização, visto que pessoas de baixo poder aquisitivo procuram morar o mais perto possível de onde tem mais ofertas de emprego e [,] com isso [,] acabam morando em áreas inadequadas para se viver. Ora, é bem sabido por todos que o salário mínimo nacional é uma vergonha, e os impostos cobrados pelas autoridades públicas são altíssimos, por isso acabam quase que excluindo as classes mais pobres de morar em um local mais sustentável e de melhor qualidade de vida.
O governo do estado do Rio de Janeiro, por exemplo, afirma estar tomando várias medidas para tentar diminuir a situação precária em que a população se encontra nas favelas. Uma delas é a criação do projeto minha casa minha vida [Minha casa, Minha vida], que vem construindo vários conjuntos habitacionais pelo estado e ajudando muitas famílias a terem um lar mais apropriado. Contudo, muitas pessoas ainda não foram beneficiadas por esse programa e continuam vivendo com dificuldades em habitações inadequadas. Portanto, já está mais do que provado, que só isso não é o bastante.
Diante disso, percebe-se a extrema importância de tratar esse assunto com urgência. Tem que haver mais soluções para resolver esse grave problema. Nossos governantes precisam achar uma saída cabível agora, para que, talvez, a longo prazo se tenha resultados mais positivos e, enfim, levar mais qualidade de vida às classes mais baixas.
Comentários do corretor
Seu texto desenvolveu-se de forma clara e fez colocações pertinentes. No entanto, melhor elabore sua linha argumentativa e procure realizar um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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