A politica [política] de urbanização do inicio [início] do século XX do Rio de Janeiro, como medida para enquadrar a cidade nós [nos] padrões urbanos mundiais, e evitar [mundiais e evitar] a disseminação de doenças contagiosas, expulsando os moradores do centro, que sem lugar para morar, começou [começaram] a povoar os morros da cidade. A exclusão social a que foram acometidos a pessoa de menor poder aquisitivo, gerou [sem vírgula] um fenômeno chamado favelização, que se tornou um grave problema de ordem publica [pública] nos dias atuais. [Comentário do corretor: períodos desarticulados entre si no parágrafo.]
A industrialização tardia e acelerada de algumas ex-colônias propiciou a imigração de pessoas do campo para a cidade em busca de emprego, tronando [tornando] as cidades superpopulosas. Atualmente [,] as maiores populações urbanas mundiais estão concentradas nos países subdesenvolvidos, vivendo amontoadas em lugares de risco com infraestrutura precária, essas pessoas estão esquecidas pelos governantes. Segundo dados científicos, a miséria á [a] que são submetidas [submetidos] esses povos contribuem para a poluição das águas e a degradação do meio ambiente. O pouco poder aquisitivo dessas populações não movimenta significativamente a economia, gerando baixos PIBs nesses países.
No Brasil [,] algumas favelas são mal vistas dentro e fora do país, por concentrar facções criminosas, que tornam os moradores reféns diárias [diários] dessas organizações, escondidos nos morros, os bandidos comandam o tráfico de armas, drogas e até de gente [,] representando uma ameaça ao país, sendo até perigosos entrar lá, a exemplo do norte americano [norte-americano] que errou o caminho e entrou no complexo de favelas da Maré e foi assassinado a tiros.
A favelização é uma questão de difícil solução, mas algumas medidas podem atenuar o problema, a retirada das pessoas de morros e encostas para lugares mais planos, ajudaram [planos pode ajudar] a evitar deslizamentos de terras, investimentos em saneamento básico, infraestrutura, segurança publica, irão [pública irão] diminuir a problemática.
Comentários do corretor
Seu texto realizou uma problematização do tema, contudo apresentou problemas em relação à escrita, com perídos desarticulados e mau uso dos sinais de pontuação. Além disso, não houve elaboração de uma proposta de solução específica para a problemática imposta. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e pratique a escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 3.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |