Menos espaço geográfico e pouca oportunidade de emprego pra [para] nós Brasileiros [nós, brasileiros,] de baixa renda que querem ter uma vida de qualidade nas grandes cidades, dando razão a morar nos morros sem estrutura física de suportar a grande quantidade de família [famílias] dentro das casas mútuas um em cima do outro. As favelas do Brasil provocam sérios problemas como deslizamento de terra, violência, etc. Primeiro lugar vem à [a] falta de segurança, quer dizer o tráfico de drogas [,] que vem acumulando os jovens a entrar nesse mundo sem volta.
As diferencias [diferenças] de classes sociais não dão espaço pra [para] aquele estudante que vem do baixo pra ir para cima, por motivo que eles (ricos) pensam que vão perder por ter menos capacidades [capacidade] do que os pobres e resultando preconceito, ou seja, afastando os estudantes pobres da favela [,] se achando o dono do mundo, muito pelo ao contrário [pelo contrário,] todos temos responsabilidades mentais de conseguir o nosso sucesso como se deve. Isso já vem da antiguidade colonial [,] que os portugueses queriam tomar a terra brasileira como dono, e essa realidade não mudaram [mudou] tanto no Brasil e no exterior, mais agente somos persistente [mas somos persistentes] de mudar essa desigualdade social.
Dando essa origem que começou a favelização no Brasil, que as pessoas da cidade rural vieram para cidades [,] como êxodo rural se sentiam como inferior por que não tinham como sobreviver sem emprego e também sem teto, desejando que fosse conseguir nessas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, por exemplo, mas não encontraram nada disso, ai eles mesmos criaram as suas casas nos lugares inadequados [,] formando Favelização.
Mudar essa realidade é pouco complexo, mais [mas] nada impossível, o Brasil tem que ter mais de oportunidades de emprego pra [para] poder ter uma vida de qualidade, ter uma boa educação de qualidade pra aquelas pessoas terem condições de ter uma vida no local certo de qualidade pra ganhar mais segurança, etc. E isso é responsabilidade do governo federal de distribuir renda para o Brasil,por que eles pensam que o brasil [Brasil] é o sexta potencia [sexta potência]econômica do mundo,pode ser sim lá fora,aqui dentro,é preciso tomar decisões antecipadas antes de acontecer o fator negativo como a favela por exemplo,isso só vai depender de nós brasileiros.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema, porém foi construído em meio a períodos mal escritos, confusos e sem fundamentação. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e treine a escrita: evite períodos longos; seja preciso, curto e objetivo, bem como mobilize argumentos contundentes que validem sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |