A favelização é um problema social que atinge países do mundo todo. As favelas surgiram da conjugação de diversos fatores socioeconômicos [,] como o crescimento acelerado da industrialização, o êxodo rural, a busca por melhores condições de vida, entre outras necessidades que contribuíram para a rápida e desorganizada urbanização.
Cenário de forte desigualdade social e cercada [cercadas] pela violência, as comunidades abrigam milhares de pessoas. Os cidadãos que moram nas favelas estão desprovidos de direitos existenciais mínimos. Vivem à margem da proteção do Estado e são subordinados às leis do tráfico e de facções criminosas, que comandam o território.
No entanto, [é] importante ressaltar que o perfil das pessoas que habitam as favelas obteve uma acentuada melhora. Segundo o IBGE, parte dos moradores já se enquadra na classe média, e [além de] aponta a educação, o emprego e o empreendedorismo como fatores decisivos para alavancar a vida desses indivíduos. Isso deixa claro que as favelas precisam receber mais atenção do governo e que políticas públicas devem ser direcionadas aos seus problemas específicos. Um bom exemplo é dar continuidade ao programa de pacificação, iniciado no Rio de Janeiro a partir de 2008. Combatendo-se ostensivamente o tráfico de drogas e o crime organizado, abrir-se-á espaço para que investidores e empresários se instalem no local ampliando as oportunidades de emprego.
A favelização é hoje um fenômeno social irreversível e qualquer proposta no sentido de extingui-la será infrutífera. Desse modo [,] o ideal será a reestruturação dessas áreas com investimentos na educação, transporte, saneamento básico, saúde e lazer. Tornar o ambiente mais agradável conscientizará os próprios moradores, que passarão a investir mais nas suas casas e em seus bairros.
Outro ponto importante é valorizar a diversidade cultural que nasceu nas comunidades. Cada vez mais expressiva, as danças de rua, as músicas e o grafite são exemplos de atividades que precisam ter a prática incentivada. Crianças e adolescentes inseridos nesses projetos estão afastadas da marginalidade e do tráfico de drogas.
Dessa forma, fica evidente que a missão de melhorar a qualidade de vida nas favelas não cabe apenas aos governantes, mas também deve partir de dentro das próprias comunidades. Para buscar o sucesso não basta atacar os problemas, é preciso olhar para os pontos positivos e ampliá-los ao máximo, pois somente com essa ação conjunta é que será possível minimizar gradativamente os conflitos que há tempos predominam nas favelas.
Comentários do corretor
Seu texto fez considerações válidas sobre o tema proposto. Todavia, faltou maior problematização e defesa de uma tese consistente sobre o tema, o seu texto permaneceu no âmbito expositivo, é preciso problematizar e defender uma tese através de bons argumentos. Além disso, para enriquecer seu projeto de texto, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |