É irrefutável o crescimento de favelas nos centros urbanos do brasil [Brasil]. Dessa forma, é preciso enxergar que vivemos em tempos de desigualdades sociais e certamente quase não há como discordar disso. A partir disso, o otimismo gerado pela conjuntura da revolução industrial [Revolução Industrial] ocasionou o êxodo rural e a famigerada população.
Diante desse contexto, é preciso analisar, em um primeiro plano [,] que o aumento populacional nos centros urbanos em busca de ingressar no mercado de trabalho gerou uma série de problemas para o local de destino. Nesse sentido, as condições de vida, o salário e o sistema de saúde que já não é ideal, nos país, torna-se ainda mais precário caso não haja a fiscalização dos migrantes nos centros industriais. É evidente que a ocupação em áreas irregulares inerentes a [à] falta de consciência dos indivíduos ocasionam [ocasiona] um inchaço populacional em lugares importunos. *[Comentário do corretor: a coletênea refuta justamente essa ideia de que é por falta de "conhecimento" que uma camada da população ocupa as favelas.]
Entretanto, ainda que haja a ratificação de politicas que visem à fiscalização não serão soluções viáveis. Visto que, o [sem vírgula] número de desastres que causaram impactos a [à] sociedade, tende a serem, ao mesmo tempo, problemas irreparáveis , assim como ocorreu em 2010 e 2011, na cidade do Rio de Janeiro, em virtude, dos [em virtude de] índices pluviométricos elevados e das condições geológicas das regiões.
Torna-se evidente, portanto, que o número de favelas no Brasil decorre de um problema social. Afinal, as desigualdades econômicas e culturais estimulam o preconceito e a distinção de classes entre as pessoas. Portanto, a ratificação de políticas que visem à equidade entre os indivíduos inerente a investimentos para monitorar as áreas e alertar a população sobre a ocorrência de desastres deve ser dada por um viés de reação. Assim, as transformações para atenuar, aos poucos, as desigualdades certamente serão fomentadas.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto. Porém, faltou maior compreensão dos pressupostos da coletânea, uma linha argumentativa mais bem fundamentada (realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.)) e criticidade na análise dos fatos. Amplie seu nível de leitura e escreva mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |