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Favelização

Enviada em: 16/09/2013

Status:

Corrigida
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Desde a primeira Revolução Industrial, no século XVII, a sociedade busca maneiras alternativas de produzir mais a um menor custo. Tal fato, estende-se [sem vírgula] até os dias atuais, proporcionando uma modernização na área da agropecuária, e dispensando [sem vírgula] a mão de obra excedente. Isso ocasiona um constate fluxo dos trabalhadores dessa área para as cidades, que já estão abarrotadas, promovendo assim um processo em constante manutenção: a favelização.

O Brasil, nas últimas décadas, cresceu consideravelmente. Não obstante, muitas vagas no terceiro setor da economia são criadas a todo instante. Desse modo, há certa demanda por profissionais para atuarem na área da construção civil, por exemplo. Essas vagas são ocupadas, em geral, por trabalhadores de baixa qualificação oriundos do campo. No entanto, as administrações municipais parecem não enxergar as condições precárias de vida desses que trabalham para seu desenvolvimento.

Além disso, os locais em que esses migrantes se instalam, em que na maioria são indicados pela defesa civil como inóspitos por serem instáveis, mostram fatores de grande preocupação. E apesar de esses tipos de acidentes poderem ser evitados com medidas preventivas, ainda é muito presente em nosso cotidiano notícias como o deslizamento do Morro do Bumba, RJ, ocorrido em 2010.

Portanto, para que essa situação não se agrave, é fundamental a intervenção governamental. Que [governamental, que] através de políticas de fiscalização mais rigorosas  [,]  poderia diagnosticar problemas habitacionais e proporcionar infraestrutura mínima. Além de criar programas para qualificar e inserir totalmente essas pessoas no mercado de trabalho.

Comentários do corretor


Seu texto fez colocações pertinentes, contudo realizou uma análise muito simplista e superficial da questão. Procure realizar uma leitura crítica e atenta da coletânea para nortear suas ideias, mobilize fatos e exemplificações concretas que sustentem suas colocações e fuja do senso comum.

Leia sempre para aprimorar sua perpceção crítica dos fatos!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente