Favelização - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 16/09/2013

Status:

Corrigida
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  Durante, principalmente, o século XVIII, a Revolução industrial proporcionou o crescimento da economia brasileira.[Comentário do corretor: A Revolução Industrial, no século XVII, promoveu o crescimento da Inglaterra, e não do Brasil] Dessa forma, inúmeras pessoas migraram para os centros urbanos em busca de melhores condições e se estabeleceram na periferia. No século XXI, é possível perceber o inchaço nesses locais inadequados. No entanto, o Estado deve exercer o papel de inserir esses indivíduos no mercado de trabalho formal.

 No Brasil, ‘’ pseudo – evoluído [pseudoevoluído]’’, deve-se entender que ele ocupa a posição de sexta maior economia do mundo. Embora, usa-a como empecilho para o crescimento [Comentário do corretor: essa colocação deveria ter sido mais bem explicada. Como assim? A economia impede o crescimento?]. Nesse sentido, a qualidade do sistema de saúde, moradia, educação, direitos básicos que os indivíduos carecem que já não é ideal, no país, torna-se ainda mais precário [precária] caso não haja a ratificação de políticas que visem à atenuação do problema das favelas nos centros urbanos. Afinal, estima-se que 50 milhões de pessoas vivem [vivam] em habitações inadequadas. Diante disso, uma série de reflexões é colocada em controvérsias, em virtude, dos [sem vírgula] altos impostos cobrados a [da] população, se a própria vive em condições desumanas e importunas.

  Entretanto, ainda que haja a fiscalização e o monitoramento das áreas, aqueles que se impõem ao bom senso e ao posicionamento consciente acabam tornando-se famigerados nas periferias das grandes cidades. No entanto, Dilma propôs investir cerca de 18 milhões nessas áreas irregulares para que o alertar seja dado caso ocorra o risco de desastres. Logo, é uma solução viável para a atenuação de desabamentos com a ação da chuva, mas tende a ser, ao mesmo tempo, uma politica ilusionista. Visto que, o [ilusionista, visto que] problema social e as desigualdades econômicas não vão perecer.

  Torna-se evidente, portanto, que o país precisa administrar de forma mais convincente a classe C. É imprescindível a intervenção governamental, por meio da criação de medidas para a equidade entre os indivíduos em conjunto com o aumento de empregos e melhorias nas condições de vida dessa população [,] devem ser intensificadas para amenizar o problema social em curto prazo. 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém de maneira simplista. Fundamente melhor sua linha argumentativa e cuidado com afirmações imprecisas e errôneas. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua perpceção crítica dos fatos, estude o correto uso dos sinais de pontuação e mobilize exemplificações concretas que validem sua tese.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente