Ao final do século XIX,ex-escravos,despossuídos de terra e trabalho,ocuparam áreas cariocas desvalorizadas e sem infraestrutura urbana,dando início ao processo de favelização.Ao longo de dois séculos,as favelas alastraram-se pelo Brasil e os direitos de suas populações ainda não foram efetivados.Esses locais continuam sendo vistos como redutos de subcidadãos,que só interessam ao poder público em situações eleitorais e que podem ser ignorados em nome de interesses particulares da elite social.
Devido à [Em virtude da] negligência estatal,os menores indicadores sociais são apresentados por regiões favelizadas.Assim,seus habitantes têm de conviver com as faltas de transporte,sistemas de educação e saúde,segurança e até mesmo de saneamento básico.A essas ausências ainda é somada a discriminação pela qual passam.Discriminados são pela sociedade que os aponta como marginais,provindos da pobreza e da escravidão e que,por isso,não precisam ter boas condições de vida.E pelo Governo foram e são discriminados,seja pela negação de seus direitos,seja pela segregação socioespacial,como ocorreu no Morro Santa Marta (RJ) [,] no qual foi construído um muro ao redor da favela com o pretexto de que seria para conter a sua expansão.
Entretanto,não é com o erguimento de muros que se soluciona problemas urbanos,mas com políticas públicas habitacionais.Todavia,em uma sociedade na qual imperam a intocabilidade da propriedade privada e a obtenção de lucro,essas políticas dificilmente são postas em prática.Aos políticos não interessa promover melhorias na infraestrutura das favelas,pois não são seus habitantes que financiam suas campanhas eleitorais e outros benefícios.Deles só precisam dos votos e [,] para obtê-los [,] bastam promessas eleitoreiras.Os políticos são aliados da elite social que mantém imóveis fechados e sem uso por anos visando [visando à]especulação,que deve impostos imobiliários e mesmo assim não tem seus bens requeridos pelo Estado.São aliados da elite da construção civil que constrói habitações em locais distantes do centro para que famílias de baixa renda,outrora moradoras de favelas,possam financiar sua moradia através do governo.
Portanto,há confusão de interesses particulares e coletivos e é necessário que o respeito a [à] vida digna de todos seja prioritário.Assim,o Governo deve investir na melhoria de vida nas favelas através da implantação da infraestrutura necessária e disponibilizar imóveis centrais,não ocupados,para essa população.A sociedade deve deixar seus preconceitos e reconhecer que os moradores das favelas não são inferiores e que merecem ter seus direitos garantidos.Dessa forma,a construção de soluções urbanas com participação do Estado e da sociedade promoverá a desconstrução do fato de favelas serem cidades esquecidas.
Comentários do corretor
Seu texto demonstrou senso crítico em relação à problematização do tema proposto. Parabéns! Para chegar à excelência, procure apenas trazer fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações, além de propor uma proposta de solução mais específica, isto é, você deve dizer como o governo irá investir em melhorias para as pessoas que residem nas favelas, que medida garantirá isso e como a sociedade se conscientizará, eliminando seus preconceitos (qual medida ocasionará esse fato?).
Sucesso!
Você tem tudo para chegar a nota máxima!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |