Em meados da década de XX , no Rio de Janeiro, foi realizada uma reurbanização a fim de remoldar a cidade [,] tendo como modelos referências européias [europeias]. Para realizar o projeto, houve uma verdadeira ‘limpeza’ urbana: os cortiços, comuns no centro, foram derrubados e os trabalhadores [,] que ali viviam, se viram [viram-se] obrigados a ir para as periferias, constituindo as favelas. A história nos mostra, portanto, que a favelização está intrinsecamente relacionada à segregação espacial e ao mau planejamento urbano.
O que aconteceu no Rio de Janeiro não é exceção, em Belo horizonte, que é uma cidade planejada, a elevada especulação imobiliária garantiu, e ainda garante, as áreas privilegiadas para as elites. Dessa maneira, os abastados [não abastados] financeiramente são indiretamente obrigados a residir [residirem] em lugares carentes em infraestrutura, ou até mesmo invadir terrenos e construir irregularmente; sendo , então [,] segregados espacialmente.
O mau planejamento urbano, quando é feito em detrimento apenas das elites , excluindo as necessidades dos mais pobres,é um grande responsável pela má condição de vida e também pela marginalização à [a] que esses miseráveis são submetidos. As terras quando invadidas, não raro [,] são regiões de risco e palco de desastres, como foi o deslizamento do morro do bumba no Rio de Janeiro.
As favelas são uma realidade na sociedade brasileira e os que lá residem devem ser tratados como cidadãos. Dessa maneira, as que não se situam em lugares de risco devem receber mais investimentos em infraestrutura e saneamento básico para que os moradores tenham uma vida mais digna. Já os que vivem em locais de risco devem ter preferência em programas sociais,como ‘minha casa minha vida’[como o programa "Minha casa, Minha vida], para que essas regiões sejam gradativamente desocupadas e acidentes graves sejam evitados. Além disso, tanto a redução da especulação imobiliária, quanto [sem vírgula] o aumento de incentivos fiscais na compra de imóveis, seriam [imóveis são] essenciais para diminuir a segregação espacial, e assim, transformar [espacial e, assim, transformar] a cidade em um local mais justo socialmente.
Comentários do corretor
Seu texto fez colocações pertinentes à problemática do tema e atendeu à estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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