As favelas, habitações típicas das classes menos favorecidas [,] fazem parte da paisagem de diversos países,sobretudo,dos subdesenvolvidos.Oriundas de fatores históricos e,principalmente,econômicos,esse tipo de aglomeração humana constitui o exemplo claro da concentração de renda,da falta de planejamento urbano e da segregação sócio-espacial [socioespacial].
Os escravos [,] por não possuírem condições para habitar as zonas centrais [,] acabaram se estabelecendo nos seus arredores,em geral locais pouco valorizados pelo restante da população,dando origem as [às] primeiras favelas.Com o rápido desenvolvimento industrial e a consequente criação de pólos [polos] atrativos,as cidades começaram a receber pessoas de inúmeros lugares.Esses migrantes,em sua maioria,provenientes do meio rural,pobres e sem qualificação,atraídos pela possibilidade de melhorar suas condições de vida [,] acabaram repetindo o fenômeno verificado anteriormente pelos escravos - só que dessa vez de uma forma mais acentuada.
Desprovidas de diversos serviços básicos ,como saneamento,água tratada,postos de saúde,escolas e locais para pratica [prática] de esportes e lazer,essas áreas se desenvolveram e perduram até hoje.Ultimamente [,] a intervenção do governo se tornou constante,seja para realocar moradores de áreas de risco em tempos de maiores ocorrência das catástrofes naturais ou para a implementação dos projetos de Unidade de Policia [Polícia] Pacificadora.
Mesmo com todas as mudanças,as favelas ainda são alvos comuns de preconceitos.A concepção de que nelas proliferam o tráfico,a prostituição e todos os tipos de violências possíveis está arraigada na mente de muitos brasileiros.É inegável a existência desses problemas,no entanto,para compreender a sua complexidade [,] deve-se atentar para outros critérios,como os importantes movimentos culturais que nelas surgem e a imensa massa de trabalhadores e estudantes que nelas residem [reside] .Assim,focar apenas no “lado ruim” dessas regiões trata-se,obviamente,de uma visão limitada da realidade.Essas localidades devem ser alvos,não de preconceitos,mas de investimentos em políticas públicas realmente eficazes.Só assim será possível amenizar as marcas deixadas por tantos anos de exclusão e negligência.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, faltou maior problematização em relação à temática, uma linha argumentativa mais bem fundamentada (com fatos e exemplificações concretas) e uma proposta de solução mais específica para a questão. No mais, cuidado apenas com períodos longos!
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |