O processo histórico de urbanização, êxodo rural, desigualdade e exclusão social. São [social são] fatos que contribuíram para o surgimento e crescimento de favelas nas principais cidades do mundo. ocorrendo um grande e grave problema socioeconômico.
As favelas, não nasce [favelas não nascem] do nada, mas, está [mas estão] associada [associadas] também a problemas sociais, desemprego, má distribuição de renda e falta de planejamento urbano. Pois por não terem recursos suficientes para uma vida melhor, a classe menos favorecida da sociedade acaba indo para áreas que não são favoráveis para a habitação, e isso é conseqüência [consequência] da formação de casas mal planejadas em áreas de risco. Sendo que isso não é uma escolha e sim uma única opção.
Outro problema que deve ser abordado é que esse tipo de moradia traz sérios riscos à população, como falta de saneamento básico e estruturas necessárias para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Comprometendo assim a saúde humana.
As favelas estão aumentando a cada dia que se passa e caminha [caminham] junto com esse aumento a violência. Em suma, a favelização é um grande problema, mas não um exercício matemático que se resolve com uma conta. Trata-se de pessoas e por isso precisa ser solucionado o mais rápido possível.
Portanto, já que é impossível acabar com a desigualdade econômica, tornam-se necessárias políticas publicas [pública] que visem o [ao] planejamento para o controle desordenado do crescimento das favelas nas cidades. Além da implantação de programas educacionais nas escolas para as crianças, já que estão sendo influenciadas por muitos aspectos negativos - Incentivos a [à] cultura, música e esportes na própria favela com pessoas de fora, integrando-a, assim, com a cidade.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas realizou uma análise superficial da questão. Amplie seus conhecimentos sobre o tema, desenvolva sua linha argumentativa ( procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, dados etc.) e fuja do senso comum.
Leia e escreva mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |