Surgimento das Favelas
A favelização é um processo de acumulo [acúmulo] de moradias em áreas de riscos, como morros. Decorrentes de fatores como a industrialização, e [sem vírgula] o crescimento dos centros urbanos. Sem planejamento, por parte do governo, isso se torna a única opção para muitas famílias.
A limitação do território nas grandes cidades e metrópoles faz com que a população entre em áreas de riscos, com perigos muito prováveis, como deslizamentos de terra.
Mas esse processo é antigo, em São Paulo, surgiram após a Proclamação da República em 1889, com a demolição dos cortiços, os escravos libertos foram obrigados a irem habitar os morros da cidade.
No Rio de Janeiro [,] há favelas que começaram a surgir em 1900, após a Guerra de Canudos, pois os soldados que haviam voltado do sertão da Bahia, não tinham onde morar, instalando-se em morros, provisoriamente.
Além do mais, atualmente nas favelas, a taxa de criminalidade e tráfico de droga é absurda. Em 2008 [,] um estudo feito pela Secretaria da Fazendo do Estado do Rio de Janeiro, mostrou [sem v´rigula] que o tráfico de drogas (cocaína, maconha e crack) fatura centenas de milhões.
Nem todas as pessoas das favelas são criminosas, mas vivem em função disso. O medo imposto pelos criminosos apavoram [apavora] as comunidades que ali habitam, e influenciam [habitam e influencia] [,] desce [desde] crianças, as pessoas a entrar no crime. A busca pela dominação de territórios criou-se rivalidades entre as facções criminosas. Aumentando a violência em até conflitos armados, deixando muitas vitimas.
O maior problema disso é a situação em que essas pessoas vivem. É uma questão que deve ser resolvida. E a solução mais adequada seria a transferência dessas comunidades para áreas mais adequadas, mas isso envolve toda uma infraestrutura, não só das moradias, mas dos locais de trabalho, as indústrias. Sendo que muitas não têm a mínima condição de se transferirem por si própria [,] necessitando da ajuda do governo.
Comentários do corretor
Seu texto retratou o tema, mas de maneira genérica. Amplie seus conhecimentos sobreo assunto para promover uma análise critica mais ampla sobre a questão. Além disso, atente à parágrafação, evite deixar períodos soltos no texto, como os cinco primeiros "parágrafos", melhor os articule em parágrafo. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |