O processo de favelização no Brasil é antigo, desde o século XIX, quando houve abolição da escravatura, os escravos segregaram em áreas de risco. Hoje [,] esse processo é comum no mundo inteiro, e [sem vírgula] apresenta um crescimento muito elevado nas cidades do Brasil.
A principal causa de tudo isso é a grande desigualdade social do país. Enquanto ricos estão sendo cada vez mais favorecidos, as pessoas são obrigadas [obrigadas a] morarem nesses lugares de risco porque não têm outra opção. Essas pessoas possuem condições de vida muito precárias, por esse motivo elas invadem locais montanhosos e constroem casas sem nenhuma segurança, correndo risco de desabar a qualquer momento. Vale lembrar também que muitas favelas faltam água potável, saneamento básico, entre outros.
Há um projeto do governo no país chamado “Minha casa, minha vida”, no qual se trata de um financiamento fácil de casas, são construídas uma série de casas, e as pessoas fazem inscrições para financiá-las. As pessoas assim conseguem comprar suas casas de um jeito fácil. A favelização pode ser amenizada se o governo criar um novo projeto no qual somente pessoas que moram em favelas pudessem fazer a inscrição para o financiamento, assim diminuirá em grande porte a favelização.
Em vista disso [,] pode-se considerar que o governo tem muitas opções para criar projetos em favelas, assim evitando o crescimento de aglomerados e também diminuir um pouco a desigualdade social do país.
Comentários do corretor
Seu texto realizou uma análise muito superficial do tema. Amplie seus conhecimentos sobra a questão e procure mais bem problematizar a questão, bem como realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |