No Brasil [,] grande parte da sociedade carente vive em favelas em estado de precaridade. Geralmente são pessoas que não tem [têm] onde morar e muito menos renda suficiente para garantir uma moradia digna. Sabemos que as favelas não são lugares de preferência, mas que é uma região bastante atrativa, apesar do pensamento pessimista que procura sempre afirmar que ali só existe violência.
Dentre outros, o principal motivo dessa aglomeração rápida de residencias [residências] irregulares é uma certa desigualdade que existe. Primeiro que um morador pobre não tem o dinheiro que uma pessoa de classe média e alta tem para obter um terreno em que não hajam morros e encostas e segundo que a cada dia que se passa esses terrenos vão se ocupado por pessoas ricas, as quais fazem com que o valor desse lugares se torne maior e a possibilidade de uma pessoa carente garantir algo se torna cada vez mais impossível.
A população precisa urgentemente sair desses lugares [,] pois as qualidades de vida são péssimas, uma vez que não há saídas de esgoto em que trazem prejuízos á [à] saúde [,] conseqüentemente [consequentemente,] nas pessoas mais frágeis como crianças e idosos. Estas áreas não trazem nenhuma garantia ao ser humano porque sabemos que as depressões do terreno dificultam tanto na própria moradia como no trabalho de policias que tentam garantir a segurança á população que ali existe.
Contudo [,] é indispensável que a própria população com a força da massa comecem a fazer projetos que ocupem espaço de sua própria residências em forma de conjunto e parcerias, cada um com a sua arte tais como: grafite, dança típicas da favela (funk), receitas, etc . Contudo [,] estas regiões começarão a virar um ponto turístico e com os lucros destes projetos façam com que o próprio cidadão consiga conquistar uma moradia e que aos poucos tudo aquilo se torne outro lugar seguindo de uma nova visão.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema, mas de maneira simplista e superficial. Amplie seus conhecimentos de assuntor para poder discutir de forma plausível a problemática. Procure, também, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |